Mo

Redução de furtos e roubos em aproximadamente 60% em alguns bairros da cidade e aumento da prisão de criminosos. Estes são os principais resultados do projeto para monitoramento urbano implantado em Serra, localizada ao norte da capital do Espírito Santo, Vitória. A administração do município, o segundo mais populoso do estado – são cerca de 409 mil habitantes –, aposta que essa tecnologia pode oferecer importante suporte aos trabalhos dos órgãos de segurança pública.

O secretário de Defesa Social, Joel Lyrio, afirma que a solução contribui para aumentar a proteção dos munícipes. “A população ganha um sistema mais ágil, seguro e que proporciona melhor desempenho dos operadores de segurança, bem como dos despachantes das ocorrências policiais. Nos locais mais monitorados, já existe essa diminuição dos índices de violência”, enfatiza, acrescentando que o sistema também possibilita a melhor fiscalização do trânsito da cidade.

Entre janeiro de 2009 e dezembro de 2010, foram instaladas 30 câmeras em rede de alta resolução, cujas imagens são controladas, online, pela Central de Videoproteção. A Prefeitura de Serra investiu R$ 2,4 milhões no projeto, que incluem os custos com o sistema e as câmeras em operação.

Parcerias

A iniciativa é uma parceria das empresas Axis Communications, fornecedora das câmeras; 7LAN, responsável pela integração do projeto; e Digifort, fabricante do software de monitoramento e gravação. Cabe aos desenvolvedores do projeto aparelhar e fortalecer o município de Serra no combate ao crime e na melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes.

“Os cidadãos ganham mais segurança e mais conforto. Eles sabem que estão sendo acompanhados pelos órgãos responsáveis, capazes de interceder com agilidade antes mesmo de uma ocorrência”, reforça Alexandre Mori, executivo da Axis Communications.De acordo com o secretário, os resultados até o momento demonstram que as expectativas vêm sendo atendidas. “O projeto está tendo êxito”, emenda Lyrio. A perspectiva é ampliar a capacidade do sistema, o número de câmeras e a atuação na Central de Videoproteção.

A expansão do monitoramento urbano de Serra já está em andamento. O projeto prevê a instalação de 65 câmeras. Contudo, a configuração da rede permite ainda mais. A prefeitura pode ampliar o sistema para até 300 câmeras, ao longo dos próximos anos.

A ideia da Prefeitura de Serra é atender especialmente as áreas de grande circulação de pessoas e bairros de maior vulnerabilidade social. “Essa solução permite o monitoramento de pontos críticos da cidade por 24 horas. Assim, a administração municipal pode entender melhor a ocorrência de práticas ilícitas e usar as informações de forma inteligente para desenvolver políticas públicas ainda mais eficazes”, acrescenta Mori.

Fonte: Portal Guia das Cidades Digitais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Rolar para cima