Vagas com foco em IA quadruplicam no Brasil, diz levantamento

Estudo mostra aumento na demanda por profissionais qualificados e destaca crescimento no agronegócio

IA – O número de vagas que exigem conhecimentos em Inteligência Artificial (IA) no Brasil saltou de 19 mil em 2021 para 73 mil em 2024. Os dados são do Barômetro Global de Empregos em IA 2025, levantamento feito pela consultoria PwC a partir da análise de quase um bilhão de anúncios de emprego em diferentes regiões do mundo.

Além do aumento na oferta de vagas, o estudo aponta que os salários desses profissionais têm crescido em ritmo acelerado. As funções que envolvem IA apresentam uma valorização salarial duas vezes maior do que as que não utilizam essa tecnologia. A pesquisa também revela que setores com maior exposição à IA registraram aumento de receita por funcionário três vezes superior em relação aos setores com menor exposição.

LEIA: Tem que acordar cedo, mas enrola para dormir? Isso pode ser um problema

O levantamento destaca ainda um aumento significativo nos bônus oferecidos para cargos que exigem habilidades em IA: a média global chegou a 56% em 2024, frente aos 25% registrados no ano anterior.

Segundo Camila Cinquetti, sócia da PwC Brasil, o movimento no país indica que a tecnologia tem sido adotada para impulsionar a produtividade, e não apenas como substituição de mão de obra.

‘’Diferentemente do que o mercado global sinaliza, identificamos no Brasil o aumento em vagas de empregos mesmo em funções altamente automatizáveis. Isto indica que a IA está sendo usada para aumentar a produtividade, não apenas para redução de custos de pessoal. Além disso, as habilidades procuradas em empregos de maior exposição à IA estão mudando ano a ano, o que demonstra maior complexidade nas competências que precisam ser desenvolvidas’’, avalia.

Entre os setores com maior crescimento de vagas ligadas à IA no Brasil, o agronegócio ocupa posição de destaque. A procura por profissionais em funções potencializadas por IA — nas quais a tecnologia serve como ferramenta de apoio — aumentou mais de 600%. Já os cargos com alto potencial de automação, onde a IA pode executar as atividades diretamente, cresceram mais de 400%.

Para Cinquetti, o avanço da IA no agro está ligado à evolução de práticas como agricultura de precisão e soluções inteligentes aplicadas ao campo. O cenário reforça a importância da qualificação profissional para acompanhar as mudanças impostas por novas tecnologias no mercado de trabalho.

Sindplay possui cursos na área

A plataforma Sindplay, streaming de capacitação profissional, possui diversos cursos na área de Inteligência Artificial (IA), auxiliando trabalhadores e trabalhadoras e se desenvolverem em suas carreiras. Sócios e contribuintes dos sindicatos integrados à Fenati têm bolsa integral de acesso à ferramenta, apelidada pela mídia especializada de “Netflix de TI”.

Além de IA, a ferramenta possui cursos na área de segurança da informação, desenvolvimento de softwares, desenvolvimento para a internet, administração de sistemas e redes, ciência de dados, gestão de projetos de TI, blockchain e tecnologias de moedas digitais, entre outras áreas.

O Sindplay já possui mais de 140 cursos disponíveis aos seus mais de 15 mil alunos, com valor de mercado avaliado em mais de R$ 100 mil. (Acesse o Sindplay clicando aqui)

(Com informações de Uol)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Rolar para cima