Tem que acordar cedo, mas enrola para dormir? Isso pode ser um problema

Comportamento comum entre pessoas com rotina intensa, a Procrastinação de Vingança na Hora de Dormir pode comprometer o bem-estar físico e emocional

Acordar cedo – Em meio à correria do dia a dia, muitas pessoas só encontram tempo para si mesmas à noite. Para compensar um dia cheio, acabam tendo esse “momento de lazer” justamente na hora de dormir. Esse comportamento é o chamado ‘Procrastinação de Vingança na Hora de Dormir’.

Um exemplo comum é quando alguém passa horas rolando o feed do celular, mesmo ciente de que precisa acordar cedo no dia seguinte. Esse hábito, frequente e aparentemente inofensivo, recebeu o nome de Revenge Bedtime Procrastination (RBP).

LEIA: Governo quer proteger empregos diante de tarifaço dos EUA

O termo foi identificado inicialmente em pesquisas na Holanda, descrevendo o ato de adiar o sono propositalmente. No entanto, foi na China que ganhou um novo significado – o da “vingança” –, refletindo uma rotina intensa de trabalho que empurra o lazer para as horas em que o corpo pede descanso.

O que é a Procrastinação de Vingança na Hora de Dormir

O termo ganhou força na China, onde boa parte da população enfrenta longas jornadas de trabalho. Nessa realidade, muitas pessoas acabam usando o tempo destinado ao sono para realizar atividades de lazer ou descanso que gostariam de ter feito durante o dia.

A jornalista Daphne K. Lee foi uma das responsáveis pela popularização da expressão. Em uma publicação no X (antigo Twitter), ela escreveu:

“Aprendi um termo muito comum hoje: ‘報復性熬夜’ (procrastinação vingativa da hora de dormir), um observado em que pessoas que não têm muito controle sobre suas vidas diárias se recusam a dormir cedo para recuperar um pouco da sensação de liberdade durante as madrugadas.”

O fenômeno, no entanto, vai além da realidade chinesa. Ele é vivido por muitas pessoas em diferentes contextos. Mas como identificar se esse comportamento está presente na sua rotina?

Sinais da Procrastinação de Vingança na Hora de Dormir

Pesquisadores identificaram três sinais claros em um estudo intitulado “Um estudo exploratório sobre a procrastinação do sono: procrastinação na hora de dormir versus procrastinação na cama”. São eles:

• Redução significativa de horas de sono: o atraso para dormir diminui o tempo total de descanso noturno.
• Atraso para dormir sem causa aparente: o adiamento do sono não está relacionado a fatores externos ou problemas médicos.
• Consciência do ciclo vicioso: mesmo ciente dos impactos negativos, a pessoa repete o comportamento continuamente.

Esse último ponto foi aprofundado por uma publicação de 2014 na revista Frontiers in Psychology, que apontou dificuldades na autorregulação como fator determinante. Ou seja, mesmo querendo dormir, o indivíduo opta por outras atividades, prejudicando o próprio bem-estar.

Por que evitar a Procrastinação de Vingança na Hora de Dormir?

Embora os prejuízos de uma má qualidade de sono sejam frequentemente associados à saúde física, é fundamental reconhecer os impactos também sobre a saúde mental. Estudos apontam que distúrbios do sono podem agravar, ou contribuir para, transtornos como ansiedade, depressão e bipolaridade.

Para fugir da armadilha da Procrastinação de Vingança, algumas medidas simples podem fazer diferença:

• Saia do ciclo vicioso: evite atividades que te deixem mais ativo à noite e priorize o sono.
• Estabeleça metas de sono: defina horários fixos para dormir e prepare o ambiente para isso, reduzindo estímulos sonoros e luminosos.
• Revise sua agenda: se o tempo de lazer está ficando para depois, reorganize sua rotina para incluir esses momentos durante o dia.
• Desconecte-se: evite usar celular ou assistir TV próximo à hora de dormir.
• Crie uma rotina noturna saudável: se quiser usar o celular, que seja com moderação e em horário mais cedo. Estabeleça uma sequência equilibrada para o fim do dia – jantar, banho e descanso.

(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Rolar para cima