Uma das principais conquistas dos bancários nos últimos anos foi concretizada no dia 26 de janeiro, com a assinatura com os bancos do acordo aditivo que prevê o Programa de Combate ao Assédio Moral. No dia seguinte, o Sindicato já colocou em funcionamento a estrutura para receber as denúncias dentro das novas regras estabelecidas.
Desde então, dez bancários formalizaram suas queixas pelo formato no qual o trabalhador se identifica. Foram cinco de bancários do Santander, três do Itaú Unibanco, uma da Caixa Federal e uma do Bradesco. Oito já foram encaminhadas aos bancos e duas ainda estão em fase de levantamento de informações por parte do Sindicato. Depois que recebem as reclamações, os bancos têm 60 dias para prestar esclarecimentos. “É mais de uma denúncia por dia, um número significativo considerando que tudo é ainda muito novo para a categoria”, diz a secretária-geral do Sindicato, Raquel Kacelnikas.
Neste período foram registradas também outras 20 denúncias anônimas, que são apuradas fora do acordo. Sete delas já foram encaminhadas pelo Sindicato, que visitou os locais de trabalho e cobrou dos gestores solução para os problemas. Os campeões foram Itaú, Santander e Bradesco.
“Esse sistema de denúncia é muito importante para provarmos que de fato o assédio existe e precisa ser eliminado. Para isso é preciso sair do anonimato, mesmo porque o nome do bancário não é divulgado em momento algum”, diz Raquel. “O mais importante agora é que os bancários continuem denunciando. Um dos grandes méritos desse acordo é que, conforme as queixas vão chegando, vamos formando um banco de dados estatístico que reforça a nossa luta para acabar com a pressão por metas e o assédio moral, que nada mais é que uma política de gestão dentro dos bancos. A pressão vem de cima, chega aos gestores e acaba estourando com mais força na base da pirâmide.” A presidenta do Sindicato Juvandia Moreira lembra ainda que os bancos precisam fazer sua parte. “As instituições devem de fato apurar as denúncias, mas, além disso, precisam acabar com a lógica do ganho maior a qualquer custo.”
Denuncie – As denúncias podem ser feitas pelo site, onde o bancário encontra todas as informações detalhadas sobre o programa, ou pessoalmente, na sede ou nas regionais do Sindicato (veja endereços aqui). Somente o Sindicato conhecerá a identidade do denunciante.
Momento Bancário – No primeiro Momento Bancário em Debate de 2011, exibido nessa terça-feira, a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, e o secretário de Saúde da entidade, Walcir Previtale, falaram aos bancários sobre o sobre o Programa de Combate ao Assédio Moral e esclareceram dúvidas dos trabalhadores.
Fonte: Sindicato dos Bancários












