As primeiras grandes obras do projeto de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá serão licitadas em maio. O aviso de licitação para contratação de empresas interessadas na execução de trincheiras, viadutos, duplicações de vias e outras intervenções foi publicado ontem no Diário Oficial da União.
As obras, de competência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), serão nas BRs 163, 364 e 070 (trechos das avenidas Fernando Correa da Costa e Miguel Sutil, em Cuiabá, e FEB, em Várzea Grande). A abertura das propostas das empresas interessadas será no dia 10 de maio. Conforme o edital, as intervenções serão de melhoramento para adequação de capacidade e segurança nas rodovias federais citadas.
As 23 obras incluem viadutos, trincheiras, alargamentos de pistas, entre outras intervenções. A licitação está lançada em cinco lotes, com orçamento total de R$ 357 milhões. O prazo de execução das obras varia de 480 a 720 dias.
No primeiro lote serão feitas intervenções no entroncamento entre a MT-407 (Rodovia dos Imigrantes) e MT-040 (Km 321,3 ao Km 326,5) da BR-364; as obras do segundo lote serão no entroncamento da MT-040 e avenida Beira-Rio (Km 326,5 a Km 328,5), na Fernando Corrêa; o lote três terá obras entre o entroncamento da avenida Beira-Rio com a rua Bela Vista, no bairro Jardim Leblon (Km 328,5 a 332,4); o quarto lote será do entroncamento da rua Bela Vista com a MT-444, a rodovia Mário Andreazza (Km 332,4 a Km 340,2), e as intervenções do lote 5 compreendem o entroncamento da MT-444 com a MT-050 (Km 340,2 a Km 344,4).
O governo do Estado se comprometeu com a FIFA (Federação Internacional de Futebol) com a construção da Arena Multiuso, obras no entorno da arena (acesso ao estádio, estacionamento, etc.), três Centros Oficiais de Treinamento, Fan Park e Mobilidade Urbana.
Apesar de apenas a construção da Arena Multisuo estar em andamento, o presidente da Agecopa (Agência Executora dos Projetos da Copa de 2014), Yênes Magalhães, garante que Cuiabá é uma das cidades-sede do Mundial mais adiantadas, não apenas nas obras do estádio, mas também em relação aos procedimentos necessários para as obras de mobilidade, com recursos assegurados e contratos assinados com a Caixa Econômica Federal (para o corredor BRT – Bus Rapid Transit) e BNDES.
Outro projeto previsto para a cidade são as dezenas de intervenções de desbloqueio, que têm o objetivo de servir de alternativa aos motoristas quando as grandes obras do projeto de mobilidade urbana iniciarem. Há cerca de dez dias, a Agecopa informou que pretende lançar os editais de licitação de sete dessas obras em breve.












