O governador Silval Barbosa (PMDB) fechou acordo com a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) para agilizar as obras do aeroporto marechal Cândido Rondon, em Várzea Grande. O convênio, que será firmado nos próximos dias, engloba as obras de infraestrutura no terminal. O governo também é responsável pelo sistema de mobilidade urbana desenhado para a Copa de 2014.
A parceria sela ainda a participação efetiva do Executivo estadual no Plano Diretor do aeroporto sob o comando da Infraero – responsável pela administração dos aeroportos do país. O convênio entra na lista de obras de grande porte que contam com o comprometimento da administração estadual – como as relacionadas ao PAC e ainda ao trecho da ferrovia compreendido entre Rondonópolis e Cuiabá.
Os olhos do governador vão mais além do que simples projetos delineados para o local. Com 750 hectares, o aeroporto Marechal Rondon é considerado o maior do país em termos de área. Por estar no coração da América Latina, congrega planos como o de se transformar em referência para interessados no turismo da região. Com as adequações previstas, também poderá se consolidar como “ponte aérea” para investidores de países que fazem parte do MERCOSUL – abrindo novas portas para o mercado de Mato Grosso.
O acordo foi firmado ontem por meio de reunião realizada na Infraero, em Brasília, com a participação do deputado federal Wellington Fagundes e ainda do secretário estadual de Acompanhamento a Logística de Transportes, Francisco Vuolo. No Palácio Paiaguás, Silval fez parte das discussões por meio de sistema de videoconferência. Superintendente da Infraero para o Centro-Oeste, Carlos Haroldo Novak, também acompanhou a reunião. Mesmo ostentando o título de “internacional”, o aeroporto Marechal Rondon é ponto de debates devido à deficiência relativa a recursos para concretizar os planos de reforma.
Apesar do compromisso, ainda não foi revelado o valor total dos recursos que serão injetados nas obras. Também não se sabe a quantia a ser disponibilizada pelo caixa público do Estado para assegurar a parceria com a Infraero. Silval deu início ao segundo mandato com a implementação de uma reforma administrativa pautada na intenção de melhorar o resultado dos trabalhos. A reforma do aeroporto está orçada em R$ 82 milhões.
RECURSO DO ESTADO
Segundo o governo, as mudanças não afetarão o “bolso” da administração já que teriam sido promovidos ajustes em outras pastas. Sabe-se que o governador determinou total economia para sua equipe de primeiro escalão. A meta dele é garantir, através do enquadramento de recursos, verba extra para mais investimentos – que em teoricamente poderão ser aplicados em ações como as referentes ao Mundial de 2014 e que por tabela, contemplariam projetos relacionados ao aeroporto.