A TI tem tido um comportamento mais conservador do que outras áreas numa corporação com relação à transformação digital, revela estudo feito pela IDC, patrocinado pela Dell. O levantamento mostra que para 78% dos executivos, de áreas que não a TI, acreditam na digitalização como uma forma de impulsionar receitas. Quando considerados apenas os gestores de TI, esse mesmo percentual cai para 58%.
A pesquisa mostra que, por outro lado, 70% dos entrevistados admitem que suas empresas ainda não estão totalmente preparadas para a Transformação Digital e precisam fazer alterações nas atuais estruturas para tirar proveito dessa tendência. “O avanço de tecnologias – como análise de dados, mobilidade, mídias sociais e cloud computing – tem dado um poder inigualável para as corporações, ao permitir novos modelos de negócios e processos, bem como criar formas inovadoras de interação com clientes, parceiros e funcionários”, afirma Ricardo Velasco, Diretor de Serviços da Dell Brasil.
Quanto às áreas mais avançadas atualmente nesse processo de digitalização dos negócios, 54% dos entrevistados citaram a TI, 40% o departamento de Operações e 33% o website/e-commerce. Entre os principais benefícios da Transformação Digital, a pesquisa apontou que os cinco tópicos mais citados pelos entrevistados são: eficiência operacional, agilidade nos negócios, aumento da produtividade das equipes, vantagens competitivas e crescimento de receitas.
Já quanto aos desafios que devem ser superados para que as empresas digitalizem suas operações, 73% dos profissionais apontaram a necessidade de mudança da mentalidade e da cultura corporativa. Quando questionados sobre as áreas que devem ter mais dificuldades na migração, 28% apontaram o departamento de finanças, 25% as áreas operacionais e 17% o atendimento ao cliente.
“Aqui no Brasil, temos identificado que a digitalização dos negócios representa um tema importante. No entanto, muitas empresas ainda têm dificuldade de implementação”, complementa o diretor de Serviços da Dell Brasil.
Na América Latina, a Dell tem apoiado a transformação digital do Grupo Acir, uma das maiores empresas de comunicação do México, que foi confrontada com o aumento das expectativas dos clientes para conteúdo e canais digitais, o crescimento do uso da internet e dispositivos móveis, as pressões concorrenciais e regulamentares, e os desafios culturais e orçamentais internos.
Fonte: Convergência Digital