A Caixa Econômica Federal lançou uma nova parceria com a plataforma DIO para disponibilizar bolsas de estudo destinadas a mulheres interessadas em ingressar na área de Inteligência Artificial e desenvolvimento de aplicativos por meio de Low Code. O curso “Bootcamp: Coding The Future CAIXA: IA Generativa com Microsoft Copilot” prepara as participantes para o uso de ferramentas e técnicas atuais na criação de soluções tecnológicas avançadas, promovendo o uso de interfaces gráficas intuitivas que tornam o conhecimento acessível, mesmo sem experiência prévia em programação.
Essa formação intensiva foi projetada para combinar teoria e prática de forma imersiva, abrindo portas para que mulheres conquistem seu espaço em setores predominantemente masculinos e tragam novas perspectivas e abordagens à tecnologia. Assinado recentemente, o acordo de cooperação oferece até dez mil bolsas integrais, com possibilidade de expansão conforme a demanda, visando capacitar mulheres para um dos setores de trabalho mais promissor e em expansão no mercado atual.
De acordo com Thayssa Lamas Gelenske, gerente nacional da CAIXA que lidera a iniciativa, “incluir mais mulheres no setor de STEM não é apenas uma questão de equidade, mas também de promover uma transformação. Cada nova perspectiva feminina que entra nesse campo amplia a capacidade de criar soluções mais inovadoras, de transformar o mundo com mais empatia e de inspirar outras a sonharem grande. Quando damos espaço para que todos e todas possam brilhar, fortalecemos uma inovação de impacto que vai além, trazendo propósito e significado para a sociedade.”
Inscrições abertas
Sem necessidade formação prévia, o programa oferece um total de 39 horas de aprendizado online com prazo de inscrição até 4 de dezembro e acesso ao conteúdo até 17 de janeiro de 2025 (inscreva-se clicando aqui). As participantes poderão desenvolver suas habilidades por meio de desafios práticos, que também permitem acumular pontos em um ranking, além de contar com um fórum de discussão e aulas ao vivo para trocar conhecimentos e tirar dúvidas com instrutores.
Ao concluir o bootcamp, todas as participantes serão inseridas na plataforma Talento Match, onde mais de cem empresas parceiras buscam profissionais capacitadas para o mercado tecnológico. As participantes também receberão um certificado oficial, fortalecendo ainda mais suas chances de ingressar em empresas do setor.
A DIO, parceira da CAIXA nessa iniciativa, é uma das maiores plataformas de educação e conexão profissional em tecnologia no Brasil, reunindo mis de 1,5 milhão de estudantes e um ecossistema que inclui campus universitários, professores e parceiros. Essa colaboração reforça o compromisso da CAIXA com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente em promover a inclusão feminina e impulsionar um futuro mais justo, inclusivo e sustentável.
(Com informações de TI Inside)
(Foto: Reprodução)