Acordo fa

O governador Silval Barbosa (PMDB) confirmou ontem a parceria do Poder Executivo de Mato Grosso e a Infraero para executar as obras de ampliação do aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. O peemedebista e o presidente em exercício da Infraero, João Márcio Jordão, assinaram um Termo de Acordo de Cooperação.

Ontem pela manhã, o governador também se reuniu com o ministro da Defesa, Nelson Jobim. Deputados federais acompanharam o governador nas audiências. Segundo a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), o acordo prevê uma atuação em conjunto do governo de Mato Grosso e a União para dar celeridade às obras de ampliação do aeroporto e garantir o cumprimento do cronograma para a realização da Copa do Mundo de 2014 e ainda concorrer para sediar jogos da Copa das Confederações, que ocorre em 2013.

O acordo, segundo o governo, só ocorreu após muita negociação do Executivo mato-grossense e a bancada federal. Os recursos para investimento na obra de ampliação, estimados em R$ 87,5 milhões, são da Infraero e serão repassados posteriormente por meio de um novo convênio.

O Estado terá a incumbência de fiscalizar e acompanhar desde agora a elaboração dos projetos básicos e executivos das obras de ampliação. Após a entrega do projeto, previsto para setembro de 2011, começa a parte de licitação e contratação das obras que também será responsabilidade do governo estadual. “Foi a forma que nós encontramos e a Infraero entendeu de agilizarmos as obras da Copa 2014. Olhamos a Copa, mas olhamos acima de tudo o desenvolvimento e crescimento que Mato Grosso vem passando,” frisou o governador.

Uma das conquistas nesta parceria com a Infraero foi a possibilidade de Mato Grosso ter “poder de voz” legalmente reconhecido com o documento assinado.

Assinaram o termo de cooperação, além do governador, os secretários de Transportes e Pavimentação Urbana, Arnaldo Alves, e das Cidades, Nico Baracat, respectivamente. O secretário-extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, foi um dos articuladores dessa negociação e já esteve na Infraero em meados de fevereiro para agilizar esse processo.

Vuolo acrescentou que a confiança depositada pela empresa é fruto de seriedade nas negociações e também da organização de Mato Grosso nas outras etapas de obras da Copa 2014.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Rolar para cima