Os representantes dos trabalhadores e trabalhadoras se reuniram ontem (25), em Brasília, para cobrar posicionamento da Dataprev sobre o indeferimento pelo DEST da alteração da proposta de PPLR 2010 originalmente apresentada pela empresa.
Entenda o caso
Em março de 2010, mesmo com a negativa dos trabalhadores e trabalhadoras da empresa, a Dataprev encaminhou ao DEST a proposta de pagamento da PPLR 2010, na proporção de 70% fixo e 30% variável com a aplicação do SAF. Segundo a empresa, o encaminhamento era para garantir o processo.
No final de agosto, a Dataprev convocou a representação dos trabalhadores para negociar a PPLR 2010, e apresentou a proposta de 100% linear com a aplicação do SAF. Na ocasião, informou que tal proposta seria encaminha aos órgãos de controle após aprovação dos trabalhadores, ou seja, iria para o DEST.
Em novembro, a representação dos trabalhadores informou a Dataprev que os empregados e empregadas tinham aprovado a proposta de 100% linear mais a aplicação do SAF para a PPLR 2010.
Não acordo
É importante destacar que, na época, a Dataprev solicitou à representação dos trabalhadores a assinatura do acordo condicionado à futura aprovação do DEST.
Depois, a empresa encaminhou para a Fenadados ofício informando a decisão final do DEST. Como o DEST não aprovou a alteração da proposta apresentada unilateralmente pela Dataprev em março, a representação dos trabalhadores não poderá assinar um acordo de PPLR abaixo do aprovado nas assembléias dos trabalhadores.
Desta forma, o posicionamento da representação dos trabalhadores e trabalhadoras é clara e o ônus do não acordo compete à Dataprev.
PPLR 2011
A Representação dos trabalhadores aproveitou a mesma reunião para solicitar à Dataprev a abertura das negociações da PPLR 2011 e o estabelecimento de um calendário de reuniões para que não se perca os prazos legais.
Comentario direção SINDPD-MT:
A direção do sindpd-mt, vem a público rechaçar o tratamento da direção da Dataprev, com um total descaso com os assuntos relacionados aos trabalhadores e trabalhadoras da empresa. E preciso modifcar as estrategias de atuação frente ao contrangimento, que vem ocorredo pela falta de compromisso da direção da empresa com s trabaladores (as).