O Serviço de Atendimento Imediato (SAI) do Poder Judiciário de Mato Grosso faz um alerta aos motoristas da Grande Cuiabá em decorrência da abertura de vários canteiros de obras nas principais vias de Cuiabá e Várzea Grande nos próximos meses, concernentes às melhorias viárias para a Copa de 2014. “As obras tornarão o trânsito caótico, aumentando consideravelmente os riscos de acidentes. Os motoristas devem fazer uso da direção defensiva em todos os momentos, além de manter a serenidade e tolerância sempre”, salientou o supervisor interino do SAI, Rubens Mauro Alencastro de Moura.
 

O supervisor assinalou que o trânsito é feito por todos e que, por isso, cabe a cada um agir de forma responsável para torná-lo menos estressante. Geralmente, em momentos conturbados causados por obras nas vias de trânsito, o convívio entre motoristas e pedestres acaba sofrendo alterações. Por isso a necessidade de redobrar a cautela quando as obras se intensificarem na Capital.

 
A principal finalidade do SAI é promover o acordo entre os envolvidos em acidentes de trânsito, ocorridos em Cuiabá e Várzea Grande, que não tenham resultado em vítimas, evitando assim que os conflitos resultem em demandas judiciais. Hoje a estrutura do SAI é composta por um conciliador, um escrevente, um oficial de justiça, um avaliador e um motorista. O conciliador representa o juiz no local do acidente. A viatura, própria do Poder Judiciário, é um furgão sprinter, que dispõe de notebook e impressora, além de cadeiras e mesa.
 
A conciliação entre os envolvidos no acidente ocorre dentro do próprio furgão. Após o acordo ser firmado entre as partes, o termo é autuado e segue para homologação do juiz no juizado competente mais próximo ao local do acidente. Ao todo, a Grande Cuiabá conta com sete juizados especiais, sendo dois no Município de Várzea Grande. Quando não há acordo, as partes saem com a data e o horário marcados para a audiência de instrução e julgamento.
 
O supervisor sustentou que o SAI trabalha em três pontos primordiais. “A auto-estima do servidor, que deve estar bem consigo mesmo a fim de transmitir confiança às partes envolvidas; o desenvolvimento da empatia, para se colocar no lugar das partes; e o terceiro ponto, dar resposta com firmeza e educação às perguntas efetuadas pelos atendidos”, afirmou.
 
Ainda conforme o supervisor, o SAI mantém uma busca constante no sentido de melhorar o tempo resposta dos atendimentos, que vai desde o acionamento do serviço até a chegada da viatura ao local do sinistro. “Queremos elevar o número de atendimentos e a satisfação das pessoas atendidas”, revelou o coordenador.
 
O atendimento do SAI é prestado entre 9h e 21h, de segunda-feira a domingo, seguindo determinação da Portaria nº 1074/2009/DGTJ. Os telefones para acionamento do serviço são: (65) 9982-8282 e 9983-8383. O SAI não atende casos em que há vítimas e acidentes que envolvam carros oficiais. A coordenação do serviço é feita pelo juiz Yale Sabo Mendes, titular do Quinto Juizado Especial Cível da Comarca de Cuiabá.
 
Leia notícia correlata:
 
SAI alcança alto índice de conciliação
 
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
[email protected]

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Rolar para cima