O ano de 2010 começa com promessas de dias melhores. Depois de praticamente superada a crise econômica mundial, com o Brasil tendo passado por ela em condições melhores do que outros países, existe agora uma perspectiva de maior crescimento de nossa economia. Mesmo diante de previsões otimistas, cabe a pergunta: Será que esse crescimento irá representar melhorias nas condições de vida de nós, trabalhadores?
Podemos buscar respostas para essa pergunta nas lutas dos trabalhadores e nas lutas de nossa categoria. E essas lutas, em toda nossa história, demonstram que nenhuma conquista nos veio de graça. Foram sempre fruto de muita união e muita pressão dos trabalhadores e de seu sindicato. Tem sido assim nas de vitoriosas campanhas salariais, nos vitoriosos Acordos Coletivos de Trabalhos e nas vitoriosas conquistas sociais de todas as categorias de trabalhadores. É com essa consciência e espírito de luta que o SINDPD-MT tem participado das diversas negociações com as empresas de nossa base, sempre buscando a participação de maior número possível de trabalhadores.
Por isso mesmo, em 2010 reafirmaremos antigas lutas: contra a privatização, tercerização e extinção do Cepromat e Metamat e em defesa da realização do concurso público. Também vamos rever o Acordo Coletivo de Trabalho do Cepromat. Ainda lutaremos por: implantação das melhorias no PCCS do Cepromat; efetivação do PCCS e do Acordo Coletivo de Trabalho da Metamat; efetivação do Acordo Coletivo de Trabalho do Serpro; melhoria do ambiente de trabalho na Dataprev; efetivação do Termo Aditivo nas empresas particulares e criação do Piso Salarial da categoria, com criação de novos cargos para o piso normativo.
Também participaremos de lutas maiores ao lado dos trabalhadores brasileirsos: Redução da Jornada de Trabalho; Em defesa da saúde e segurança dos trabalhadores em seus ambientes de trabalho; e, é claro, em defesa de reajustes salariais justos, como forma de assegurar vida melhor para todos nós. E sendo 2010 um ano eleitoral, onde elegeremos novos representantes para a Assembléias Legislativa, para Câmara e o Senado Federal, Governo Estadual e para a Presidência da República, temos o desafio de escolher candidatos que defendam de verdade as lutas dos trabalhadores, e nesse momento não podemos errar, pois o nosso futuro estará em jogo. Afinal, a eleição de representantes comprometidos com nossas lutas contribuirá com a construção de um Brasil melhor também para nós, trabalhadores.
Um abraço e um feliz 2010 para todos, com nosso Sindicato sempre "Forte e Renovado!"
João Figueiredo Presidente do SINDPD-MT