Volvo lança cinto com IA que se adapta ao corpo e ao tipo de acidente

Tecnologia inédita estará disponível a partir de 2026 e promete uma nova era na proteção contra acidentes de trânsito

IA  – A Volvo anunciou o primeiro cinto de segurança multiadaptável do mundo, capaz de ajustar automaticamente seu funcionamento com base nas características do passageiro e na gravidade do acidente. A inovação, que estará disponível no SUV elétrico EX60 a partir de 2026, representa uma mudança significativa no conceito tradicional de proteção veicular.

Utilizando Inteligência Artificial (IA), o cinto analisa em tempo real dados captados por sensores internos e externos do veículo. Entre as variáveis consideradas estão altura, peso, forma do corpo, postura e intensidade da colisão. Com essas informações, o sistema define, em milissegundos, o nível ideal de força de retenção para cada ocupante.

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A tecnologia permite, por exemplo, que um passageiro maior envolvido em um acidente grave receba maior carga de contenção para evitar lesões na cabeça, enquanto uma pessoa menor, em uma colisão leve, tenha menos pressão aplicada, reduzindo o risco de fraturas nas costelas.

Segundo a Volvo, o novo cinto amplia as configurações de três para onze perfis de atuação, oferecendo uma adaptação muito mais precisa às diversas situações.

“O cinto de segurança multiadaptável é outro marco na segurança automotiva e um ótimo exemplo de como usamos dados em tempo real com a ambição de salvar milhões de vidas. É uma grande atualização do cinto de três pontos, invenção da Volvo em 1959, que já salvou mais de um milhão de vidas”, afirmou Åsa Haglund, diretora do Centro de Segurança da Volvo Cars.

Outro destaque da tecnologia é sua capacidade de evolução contínua. O cinto receberá atualizações remotas de software que alimentarão os algoritmos com dados de colisões reais, aprimorando o desempenho ao longo do tempo. Assim, o sistema não apenas protege melhor, mas também aprende com a experiência.

Integrado a um ecossistema mais amplo de segurança da Volvo, que envolve airbags, sensores de ocupação e sistemas de assistência ao motorista, o cinto faz parte de uma abordagem holística voltada à redução de riscos e lesões.

A montadora sueca baseou o desenvolvimento do novo sistema em sua vasta base de dados de acidentes reais, que reúne informações de mais de 80 mil ocupantes envolvidos em colisões. A análise desses dados resultou em modelos preditivos que superam os padrões exigidos por normas regulatórias.

(Com informações de O Globo)
(Foto: Reprodução/Freepik)

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