Agricultura familiar – O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou nesta sexta-feira (11) de uma ação no assentamento Jonas Pinheiro, localizado no município de Sorriso (MT), onde reforçou a importância da mecanização e da ciência para garantir mais eficiência e dignidade à agricultura familiar.
Durante a visita, foram entregues máquinas, equipamentos e insumos para comunidades rurais da região Norte de Mato Grosso, como parte do Programa Estratégico de Fortalecimento Estrutural de Assentamentos Rurais e Sustentabilidade da Agricultura Familiar.
LEIA: Explosão de conteúdo de abuso infantil gerado por IA gera apreensão
A iniciativa é desenvolvida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e abrange também capacitação, assistência técnica, gestão e monitoramento.
Foram beneficiadas famílias dos municípios de Cláudia, Itaúba e Sinop, além de Sorriso. “É a tecnologia chegando para quem mais precisa. Produzir mais com eficiência e sustentabilidade é o que garante futuro para a agricultura familiar”, afirmou Fávaro.
O investimento nesta etapa supera R$ 5 milhões e inclui itens como tratores, caminhões refrigerados, adubos e colheitadeiras. A entrega faz parte de um cronograma mais amplo do programa, que desde fevereiro percorre diferentes regiões do estado.
Já foram contemplados municípios como Rondonópolis, Pedra Preta, Campo Verde e Várzea Grande, consolidando o esforço do governo federal para melhorar a estrutura das propriedades rurais de pequeno porte.
(Com informações de Canal Rural)
(Foto: Reprodução/Valter Campanato/Agência Brasil)