Tem peça teatral e exposições culturais em Cuiabá

 O final de semana em Cuiabá está repleto de atrações culturais: serão oito exposições, um filme gratuito, e apresentação do fi

 O final de semana em Cuiabá está repleto de atrações culturais: serão oito exposições, um filme gratuito, e apresentação do fim de temporada do espetáculo ‘Golpe – O Retorno’ da dupla Nico e Lau. O G1 preparou uma lista com datas, horários, e locais para a visitação do público.
Cineclube Metrópole
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá, exibirá na sessão desta sexta-feira (12) do Cineclube Metrópole o filme ‘Lanternas Vermelhas’, do diretor Zhang Yimou. A sessão será às 19h30 no auditório da Faculdade de Economia. O filme tem duração de 125 minutos e classificação indicativa de 18 anos. A entrada é gratuita.
O filme mostra a história de Songlian, uma jovem universitária de 19 anos em 1920, que com a morte do pai e o consequente empobrecimento da família, é pressionada pela madrasta a se casar. A jovem é obrigada a se tornar a quarta esposa de um homem rico e mais poderoso na região, que ela nem conhece.
Após o casamento, ela fica sozinha em uma casa onde as tradições seculares são seguidas como uma lei pelo marido e todos que vivem no local. Uma das mais importantes regras é a das lanternas vermelhas. A UFMT fica localizada na Avenida Fernando Corrêa da Costa, Bairro Boa Esperança.
Exposição ‘Subjaz’ Por Ordi Calder. (Foto: Assessoria)
Exposição ‘Subjaz’
A exposição ‘Subjaz’, no Sesc Arsenal, pode ser visitada até o dia 28 de abril, de terça a sexta-feira, das 14h às 21h, na mostra do fotógrafo contemporâneo Ordi Calder. São 12 trabalhos fotográficos selecionados em concursos e exposições internacionais. Já nos sábados, domingos e feriados a visitação será das 16h às 20h. A entrada é gratuita.
Calder faz uso de projeções de sombras de objetos nas paredes, calçadas e ruas para registrar luzes, sombras, cores e formas inusitadas. A exposição será na Galeria de Artes do Sesc Arsenal, que está localizado à Rua 13 de Junho, s/n- Centro Sul, em Cuiabá.
Exposição Mulheres (Foto: Reprodução)
Exposição mulheres
A Galeria da Secretaria de Estado de Cultura abriga até o dia 24 de maio, das 13h às 19h, a exposição de arte denominada ‘Mulheres, à frente de seu tempo – Obras premiadas do acervo da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso’. Para isto vai reunir e expor pinturas em telas de 10 artistas mato-grossenses. Delas, sete são vencedoras do prêmio Salão Jovem Arte. A entrada é gratuita.
As mulheres da exposição são Vitoria Basaia, Almira Reuter, Dirce Nestor, Elieth Gripp, Maria Aparecida Acosta, Osvaldina Santos e Regina Pena, premiadas pelo salão. Além delas estarão na mostra Ignez Corrêa da Costa, Dalva Maria de Barros e Conceição de Freitas.
Ignez, discípula de Cândido Portinari, foi premiada no IV Salão Oficial de Belas Artes no Rio de Janeiro. Dalva de Barros e Conceição de Freitas também marcaram momentos de diferença no modo de enxergar Mato Grosso e os personagens mato-grossenses.
A Secretaria de Estado de Cultura fica localizada na Avenida Getúlio Vargas, 247, no Centro de Cuiabá.
A exposição ‘Encontro das Artes’ (Foto: Assessoria)
Encontro das Artes
A exposição ‘Encontro das Artes’ reúne fotografias e telas que retratam Cuiabá e suas tradições culturais. As obras estarão à disposição do público para visitação na Secretaria Municipal de Cuiabá até o dia 15 de abril. A exposição iniciou no dia 3 de abril.
As obras da mostra são do artista plástico Valques Rodrigues e do fotógrafo Heitor Magno e fazem parte do calendário de eventos em comemoração aos 294 anos de Cuiabá. A Secretaria Municipal de Cultura fica localizada na Rua Barão de Melgaço, número 3.677, centro de Cuiabá.
Exposição ‘Cuiabá-na-Lente’, do fotógrafo Rai Reis. (Foto: Divulgação)
Cuiabá-na-Lente
A exposição ‘Cuiabá-na-Lente’, do fotógrafo Rai Reis, em comemoração aos 294 anos da capital mato-grossense, pode ser conferida até o dia 14 de abril. Serão exibidas 25 fotos de Cuiabá impressas em bandeiras de tecido. O público poderá ver as imagens na praça central do Goiabeiras Shopping.
De acordo com o fotógrafo, as fotos que serão exibidas são dos últimos cinco anos da capital. “Nas imagens os visitantes poderão conferir a cidade como um todo, como a cultura, gastronomia e arquitetura”, disse.
Ainda segundo Reis, o objetivo principal desta exposição é divulgar a cultura cuiabana. Rai Reis é um fotógrafo cuiabano que está no mercado há 25 anos. O Shooping Goiabeiras fica localizado na Avenida Lava Pés, no Bairro Duque de Caxias, em Cuiabá.
Exposição Identidade. (Foto: Divulgação)
Exposição Identidade
A ‘Exposição Identidade’ pode ser conferida até o dia 21 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e no sábado, das 9h às 13h, no Sesc Casa do Artesão. O objetivo da mostra é contribuir com o aperfeiçoamento, enriquecimento e difusão cultural dos artistas mato-grossenses.
Desta vez, o artista que fará a sua apresentação é Junne Fontenele Cardoso, que é natural de Tianguá (CE) e está há oito anos em Mato Grosso realizando trabalhos com cerâmicas.
Cardoso também é escultor autodidata e trabalha com o estilo realista contemporâneo procurando empregar em suas artes temas sociais.
O Sesc Casa do Artesão fica localizado na Rua 13 de Junho, 315, na esquina com a Rua Senador Metelo, em Cuiabá.
Nico e Lau
A dupla  Nico e Lau apresenta o término da temporada do espetáculo ‘Golpe- O Retorno’ neste final de semana, em Cuiabá. A peça teve a sua estreia em dezembro de 2012 e percorreu as cidades de Cuiabá, Rondonópolis e Tangará da Serra.
O show conta a história do personagem Nico, que bola um plano e tenta envolver o amigo Lau. A peça garante boas risadas ao público que comparecer ao anfiteatro do Liceu Cuiabano, no centro da cidade.
As apresentações serão no sábado (13) às 21h e no domingo (14), às 20h. O show tem classificação de 10 anos e 1h10 de duração. Os ingressos podem ser adquiridos somente no dia do espetáculo e custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Outras informações pelos telefones (65) 3627-1244 ou 9975-5513.
Exposição ‘Olhar indígena’. (Foto: Divulgação)
Exposição ‘Olhar indígena’
A exposição ‘Olhar Indígena’, traz uma visão do cotidiano dos índios pelas lentes do fotógrafo Antonio Carlos ‘Banavita’. As fotos são em comemoração ao Dia do Índio, no dia 19 de Abril e  podem ser vistas na praça de alimentação do Pantanal Shopping, a partir das 10h.
O acervo fotográfico de “Banavita” convida a uma viagem aos territórios indígenas. ‘Banavita’ é mato-grossense, documentarista, produtor, diretor de vídeo e fotógrafo. Há mais de 25 anos documenta manifestações culturais e étnicas no Brasil e na América do Sul.
O Pantanal Shopping está localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, no Jardim Aclimação, em Cuiabá. Mais informações pelo telefone 3617-4001.
Exposição ‘Manoel de Barros e Mídia Impressa’. (Foto: Reprodução)
Exposição Manoel de Barros
A exposição ‘Manoel de Barros e Mídia Impressa’, está aberta no Sesc Arsenal, em Cuiabá, até o dia 28 de março, de terça a sexta-feira das 14h às 21h e aos sábados, domingos e feriados das 16h às 20h. O acervo é da pesquisadora Yasmin Nadaf, que reúne, uma centena de artigos críticos, entrevistas, resenhas e informes em torno do poeta Manoel de Barros, publicados em jornais e revistas do país.
A exposição pretende mostrar como a imprensa escrita abordou o tema literário nas últimas décadas. Os materiais fazem um panorama entre Manoel, a carreira do escritor e o próprio leitor dos jornais e revistas.
Quem assina a curadoria da exposição é o Instituto Memória do Poder Legislativo, sob a coordenação de Isis Catarina Brandão, superintende do órgão. O Sesc Arsenal fica localizado, na Rua 13 de Junho em Cuiabá.
Fonte: G1 MT

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Rolar para cima