Alunos que prestarem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 com intuito de cursar Medicina em Mato Grosso poderão se candidatar em uma das 100 novas vagas que serão oferecidas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) nos campi de Sinop e Rondonópolis no ano que vem. A forma de conquistar uma dessas vagas continua sendo o Sistema Unificado (Sisu), disponível apenas para candidatos que fazem as provas do Enem. A universidade confirma a implantação do curso nas 2 cidades ainda no primeiro semestre de 2014 e também no campi de Várzea Grande para o segundo semestre do ano que vem, mas a data para início das aulas ainda não está definida. Isso porque, será preciso realizar concurso público para contratação de professores e funcionários.
Dentro do cronograma de implantação dos cursos de Medicina, informa a UFMT, está incluído o concurso, no segundo semestre deste ano, para 24 vagas de professores, sendo 12 para Sinop e 12 para Rondonópolis. “No total estão disponíveis 60 vagas para cada um desses campi, para contratação de professores, devendo ser realizados concursos em 2014 e 2015 também”, diz comunicado da universidade.
O assunto já foi discutido pela retiora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder junto ao Ministério da Educação (MEC). Em Sinop serão ofertadas 60 vagas enquanto as outras 40 foram destinadas ao campus de Rondonópolis.
Um dos participantes no processo de expansão dos cursos para Sinop, o deputado federal Nilson Leitão (PSDB) esteve no MEC na semana passada juntamente com a reitora Maria Lúcia Cavalli Neder e confirmou à imprensa que o Enem deste ano já disponibilizará as opções para Medicina nas 2 cidades-polos do Estado. Ele tem acompanhado todos os trâmites desde a autorização do MEC para abertura do curso em Sinop, seu reduto eleitoral, e está otimista.
Em setembro de 2011, 60 dias após tomar posse na Câmara, o parlamentar requereu e realizou audiência pública para discutir com a sociedade e comunidade acadêmica a necessidade do curso como forma de ampliar a estrutura da universidade e qualificar mão de obra para atendimento local e regional. A expansão do curso de Medicina para Sinop e Rondonópolis faz parte do Programa Nacional de Educação Médica criado através da portaria, número 109 de junho de 2012 e publicada no Diário Oficial da União.
Fonte: Gazeta Digital
