A presidente Dilma Rousseff ressaltou nesta segunda-feira, 3, em vários pontos de seu discurso, a importância do trabalho conjunto entre governo e iniciativa privada para fazer o País crescer. Ao participar de solenidade de ampliação de obras do Porto de Itaqui, em São Luís (MA), ela destacou que a "parceria entre Estado do maranhão, governo federal e a iniciativa privada é uma alavanca para que possamos construir um país mais desenvolvido e um Estado do Maranhão mais desenvolvido".
"Os investimentos públicos e privados, eles, os investimentos, são a chave para nosso crescimento sustentável, pois essa parceria entre público e privado amplia nossa capacidade, nossa capacidade de produzir, escoar, exportar, importar, traz inovação, eficiência, gera emprego, gera renda", enfatizou a presidente.
"As obras aqui são exemplo de preparação do Porto de Itaqui para fazer frente ao crescimento do Estado do Maranhão, que vem sendo objeto de interesse crescente da iniciativa privada, temos visto instalarem vários projetos na área de celulose, mineração. Mas sobretudo aqui nós temos um local que é muito especial para a Região Norte e o Nordeste. Cria um corredor de Norte a Sul do País e vai permitir que tenhamos uma infraestrutura logística competitiva e moderna, e que vai levar riqueza para nosso País", completou.
Dilma disse que o crescimento econômico vai exigir do País investimentos nos portos nacionais e planejamento de longo prazo. "Nós sabemos que a expansão do crescimento econômico do nosso país vai impor desafios para o setor portuário, conto com essa empresa (A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), porque vamos precisar sistematicamente planejar e, gostei muito de ver a questão do planejamento de longo prazo, temos de planejar para expandir nossa capacidade, prestar serviços de qualidade, para desburocratizar procedimentos", disse.
A presidente Dilma ressaltou que o Brasil precisa de uma estrutura logística e que, por isso, dá prosseguimento ao grande esforço do governo de investir em infraestrutura, "como sendo um dos elementos principais de manter os níveis de investimento em nosso País". "Já fizemos rodovias e ferrovias", lembrou. Na solenidade, ela confirmou o lançamento de ações nesta semana para incrementar a área portuária. "Na próxima quinta-feira, vamos apresentar ao País um conjunto de ações de investimentos e novas regras regulatórias para dar estabilidade ao investimento, dar previsibilidade para ampliar a competitividade e assegurar eficiência", informou.
Ela ainda disse que esse pacote traz "toda uma legislação de portos" e um conjunto de investimentos, "sempre olhando essa grande parceria que é entre governo, tanto estadual quanto federal, mas sobretudo trazendo também a iniciativa privada".
Para a presidente, portos eficientes vão assegurar a redução do custo de produtos industriais, aumento da competitividade e sobretudo melhorar os níveis de vida da população.
