Secopa desiste de plano original da Via Parque do Barbado

 A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) confirmou a desistência do plano original de construção da Avenida Parque do Barbado, projeto concebido para desa

 A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) confirmou a desistência do plano original de construção da Avenida Parque do Barbado, projeto concebido para desafogar a Avenida Miguel Sutil e demais vias que registram um grande fluxo de veículos. O projeto, que foi dividido em dois lotes, terá apenas a 1ª etapa concluída.

O projeto inicial previa a interligação das avenidas Fernando Corrêa da Costa, Arquimedes Pereira Lima, Dante de Oliveira (Avenida dos Trabalhadores), Gonçalo Antunes de Barros (Jurumirim) e Vereador Juliano Costa Marques, sempre margeando o Córrego do Barbado.

Segundo a Secopa, a obra não está entre os empreendimentos essenciais para a Copa do Mundo, constando no Plano Diretor do Município há algum tempo e sendo assumido pela pasta com vistas a melhorar o fluxo do trânsito durante o Mundial de Futebol.

A conclusão integral do projeto esbarrou na discussão judicial a respeito das desapropriações que o 2º lote da obra causaria, atingindo cerca de 400 famílias de bairros como Renascer, Castelo Branco, Pedregal e Bela Vista.

A Secopa se prontificou a repassar o projeto do 2º lote, que já está pronto, para o Município, caso a Prefeitura de Cuiabá se interesse em assumir essa etapa da obra, após a realização da Copa do Mundo.

Essa etapa da obra tem orçamento estimado em R$ 10,8 milhões e compreende aproximadamente 1,8 km de extensão.

1º Lote

Orçado em cerca de R$ 23 milhões, a primeira etapa do projeto prevê a implantação de uma via parque – com ciclovia e calçamento –, ao longo de pouco mais de 1,6 km, no trecho que liga as avenidas Fernando Corrêa da Costa (iniciado atrás do Shopping Três Américas) até a Avenida Arquimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho).

A obra já foi licitada e o Consórcio Guaxe/Ecomind, que venceu o processo, aguarda apenas a assinatura da ordem de serviço pelo secretário da Copa, Maurício Guimarães, para dar início à execução do projeto.

O prazo de conclusão da obra é de seis meses, a contar da data da ordem de serviço. Não há necessidade de desapropriações nesse trecho, segundo a pasta.

Segundo o secretário da Copa, Maurício Guimarães, a obra será importante para desafogar o trânsito na Avenida Fernando Corrêa da Costa, melhorando o fluxo de veículos nos bairros Pedregal, Jardim Leblon e Jardim das Américas.
 
Fonte: Midia News
 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Rolar para cima