Receita Federal disponibiliza calculadora online adaptada à reforma tributária

Ferramenta simula novas alíquotas previstas para o período de testes em 2026, antes do início da cobrança oficial dos tributos

Receita Federal – A Receita Federal disponibilizou uma Calculadora de Tributos desenvolvida para auxiliar na adaptação às regras da reforma tributária. A ferramenta está disponível gratuitamente e pode ser acessada tanto por meio de uma versão online (via computador, celular ou tablet) quanto pela instalação de um software voltado ao uso profissional e integração com sistemas contábeis de empresas.
A calculadora já considera as alíquotas previstas para o período de testes em 2026, quando os novos tributos ainda não estarão sendo cobrados. Nesse cenário, são simulados os percentuais de 0,9% para a CBS (Contribuição Sobre Bens e Serviços, da esfera federal) e 0,1% para o IBS (Imposto Sobre Bens e Serviços, aplicado por estados e municípios). Também está prevista a exclusão de PIS/Cofins, ICMS e ISS da base de cálculo dos novos tributos.

LEIA: PJ com rotina de CLT? Saiba quando pedir vínculo de trabalho na Justiça

No início de julho, a Receita já havia liberado um ambiente restrito para testes com o novo portal da reforma. Segundo o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), o país movimenta até 25 mil transações de consumo por segundo, o que representa cerca de 70 bilhões de documentos fiscais e pode chegar a 800 bilhões de operações anualmente.
Com a implementação completa da reforma até 2032, o armazenamento dessas operações deverá ocupar um espaço 5,6 vezes maior do que a atual demanda da Receita Federal, de acordo com Robson Lima, gestor do Serpro no Projeto Nacional da Reforma Tributária Brasileira.

(Com informações de Folha de S. Paulo)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Rolar para cima