Data centers – O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai lançar em setembro um plano de incentivo para data centers, segundo fontes da equipe econômica ouvidas pela agência Reuters.
A medida provisória (MP) que institui o programa, chamada de Redata, prevê a isenção de tributos federais (PIS, Cofins, IPI e Imposto de Importação) para investimentos em bens de capital ligados à tecnologia da informação nesse setor.
LEIA: ChatGPT dá instruções para fabricar explosivos e falha em teste
O envio do projeto ao Congresso chegou a ser previsto para o primeiro semestre, mas foi adiado em meio às turbulências políticas geradas pelo ataque tarifário do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“É do interesse das empresas americanas o Redata, porque desonera o investimento em capital. Alguns locais nos Estados Unidos estão proibindo investimento em data center por causa da questão da energia, e a gente está com energia sobrando”, disse uma das fontes. “Ajuda muito nas negociações com os EUA, é um sinal positivo.”
O Redata é aguardado com expectativa por investidores nacionais e internacionais, que veem no Brasil potencial para se tornar um hub global de data centers. O setor tem atraído o interesse de grandes empresas de tecnologia e movimentado negociações para tirar projetos de grande porte do papel.
Um dos empreendimentos mais avançados está em desenvolvimento no complexo portuário de Pecém (CE). O projeto é fruto de uma parceria entre a geradora de energia Casa dos Ventos e a ByteDance, controladora do TikTok, de acordo com fontes ligadas ao setor.
(Com informações de InfoMoney)
(Foto: Reprodução/Freepik)