Ao menos dez jovens – inclusive garotos entre 10 e 13 anos – foram detidos ontem à tarde, após uma manifestação contra autoridades que assistiam ao desfile cívico em comemoração ao aniversário de Várzea Grande.
Eles foram levados para a Central de Flagrantes. Os menores acabaram liberados para os pais. Os maiores prestaram depoimento e deverão responder a inquérito na Polícia Civil.
Um dos manifestantes teria arremessado ovos em direção ao palanque onde estavam as autoridades, entre elas o prefeito da cidade Wallace Guimarães (PMDB) e o governador Silval Barbosa (PMDB). Ninguém foi atingido.
As informações no final da tarde indicavam que o grupo, formado por skatistas, protestava pela construção de uma pista de skate. O rapaz que lançou os ovos – cujo nome não havia sido revelado até o fechamento desta edição – estava no meio do público no lado oposto de onde foi erguido o palanque, na avenida Couto Magalhães.
O prefeito Wallace Guimarães usou o Facebook para se manifestar, citando que o ato teria sido cometido por cinco rapazes. “A prefeitura tem realizado obras e diversas ações para beneficiar a população varzea-grandense e não há motivos para esta manifestação”, escreveu. O ato lembra outro episódio parecido, que ocorreu com o então governador Blairo Maggi, no desfile do dia 7 de setembro de 2003.