OpenAI – A OpenAI está desenvolvendo um sistema que permitirá aos usuários comprar produtos diretamente pelo ChatGPT, segundo reportagem do Financial Times. A ideia é que a startup de inteligência artificial integre um sistema de finalização de pagamento ao chatbot, possibilitando a conclusão das transações dentro da própria plataforma.
Com a nova funcionalidade, comerciantes que processarem pedidos por meio do ChatGPT deverão pagar uma comissão à OpenAI. Atualmente, a empresa já exibe links de produtos que direcionam os usuários a sites de varejistas on-line.
LEIA: Ver vídeos acelerados está afetando seu cérebro? Saiba aqui
O projeto, ainda em fase de desenvolvimento, é mais uma tentativa da empresa de ampliar suas fontes de receita. A aposta no comércio eletrônico marca uma mudança estratégica para a startup, avaliada em US$ 300 bilhões, que até agora lucrava principalmente por meio de assinaturas de serviços premium.
De acordo com o FT, a OpenAI e parceiros como a Shopify já estão apresentando versões iniciais do sistema a algumas marcas e discutindo os termos financeiros da operação. A Shopify, que já oferece tecnologia de finalização de compras para outras plataformas, como o TikTok, firmou uma parceria com a OpenAI em abril deste ano.
A iniciativa também busca explorar uma fonte de receita ainda não utilizada: os usuários da versão gratuita do ChatGPT. Ao permitir compras dentro do chatbot, a OpenAI amplia seu potencial de monetização.
A reportagem ressalta ainda que esse movimento representa uma ameaça ao modelo de negócios do Google, já que consumidores estão recorrendo cada vez mais a assistentes de IA para buscar e descobrir produtos.
Procuradas pelo Financial Times, a OpenAI se recusou a comentar, e a Shopify não respondeu ao pedido de entrevista.
(Com informações de O Globo)
(Foto: Reprodução/Freepik/frimufilms)