Apenas quatro meses depois da instalação, os novos postes do canteiro central da Avenida da FEB, em Várzea Grande, começaram a ser retirados para início das obras do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
O sistema de iluminação pública dessa avenida custou R$ 470 mil aos cofres públicos. São mais de 100 postes de alumínio, cada um com duas hastes e o mesmo número de lâmpadas, distribuídos em dois trechos: da ponte Júlio Muller até o Zero Quilômetro e da ponte Maria Bocaiúva(Ponte Nova) até o trevo de acesso ao bairro Cristo Rei.
Na semana passaram começaram as adequações viárias, ou seja, a preparação da avenida para receber as obras do VLT. Esta etapa inclui o estreitamento da rotatória, criação de desvios e interdições da FEB no sentido Várzea Grande-Cuiabá.
Por enquanto devem ser retirados somente os postes das duas rotatórias, onde serão construídas as trincheiras, que são nos trevos do Cristo Rei e no Zero Quilômetro.
Entretanto, como o canteiro central da FEB desaparecerá por completo, dando lugar aos trilhos do VLT, a previsão é que nos primeiros meses de 2013 todos os postes estarão no chão.
O secretário de Infraestrutura de Várzea Grande, coronel Orestes Teodoro de Oliveira, garante que a retirada não resultará em prejuízo ao município porque os custos da transferência para outras avenidas já estavam previstos nos gastos anteriores.
Conforme o secretario, os equipamentos serão utilizados em outras áreas da cidade que precisam de iluminação, especialmente avenidas com grande fluxo de veículos como 31 de Março e Alameda.
O que não poderiam era permitir que motoristas e pedestres continuassem correndo riscos de sofrer acidentes, diz. Orestes Oliveira explicou que os postes anteriores, de concreto, eram muito antigos e estavam condenados.
Apresentavam corrosão e poderiam desabar sobre carros. O secretário acrescentou que o Ministério Público chegou a instaurar inquérito para apurar os gastos do nome sistema de iluminação, porém o arquivou sem constatar qualquer irregularidade.