O tempo não tolera moleza: VLT pode não ficar pronto até mundial

Após polêmicas envolvendo as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o governador Silval Barbosa (PMDB) finalmente admitiu que o modal pode não ficar pronto para receber

Após polêmicas envolvendo as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o governador Silval Barbosa (PMDB) finalmente admitiu que o modal pode não ficar pronto para receber a Copa do Mundo de 2014. O peemedebista afirma que o Executivo estadual já tem consciência de que as obras não serão entregues no prazo previsto: 20 de março.

“Temos obras dentro e fora da matriz. São seis na matriz e 60 fora. O VLT tem contrato que é março, mas sabemos que não vai ficar pronto até lá. Vamos tentar que fique até a Copa do Mundo. Se não ficar, vai ficar faltando muito pouco. Quase toda ela vai ficar funcionando”, ponderou o governador durante visita da Comissão de Acompanhamento das Obras da Copa do Mundo do Senado Federal.

De acordo com Silval, a prioridade é o trecho que liga o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, até a Avenida do CPA. “Espero que todas fiquem prontas, mas se não ficar, a prioridade é o eixo central do Aeroporto até o Comando-geral da Polícia Militar”, diz.

As demais obras de mobilidade urbana, entretanto, devem ser entregues até o final deste ano. A Arena Pantanal, por sua vez, devido aos problemas na aquisição das cadeiras, deve ser entregue apenas em fevereiro de 2014.

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO), membro da Comissão, acredita que o atraso nas obras de implantação do novo modal de transporte se deve à mudança na matriz de responsabilidade do BRT para o VTL.

“É difícil fazer uma comparação com os demais estados devido às condições climáticas. No geral, está andando muito bem, com exceção do VLT, que teve problemas no início, o que resultou em atraso e ainda poderá não ficar pronto até a Copa. Mas o resto esta ok. O estádio, até fevereiro, estará concluído. As obras de acesso a viadutos, as avenidas, o aeroporto, tudo isso vai ser concluído até bem antes da Copa. Vai ficar apenas está pendência do VLT. Se tivesse optado pelo BRT, talvez ficasse pronto. Mas acho muito charmoso esse sistema de integração, vai ficar muito viável”, avaliou o peemedebista.

Por conta desses atrasos, o senador Blairo Maggi (PR) diz acreditar que apenas o próximo governador inaugurará o modal. “Vai escavar até o ano que vem. O próximo governador que vai apitar o trem. É muita obra. Tem centenas de interferências de órgão de controle, burocracia”.

Apesar disso, o republicado garante que ficou otimista com as demais obras. “Fiquei impressionado com a quantidade de obras. Tem obras que eu nem sabia que estavam sendo feitas como a canalização do [Córrego do] Barbado. Não vejo o porquê de as trincheiras não ficarem prontas. Estão todas praticamente prontas para receber o asfalto e, uma vez que fez isso, está resolvido. Até dezembro todas essas obras de mobilidade devem estar prontas”, pontuou.

O presidente da Comissão, senador Sérgio Souza (PR-PR), por sua vez, acredita que Cuiabá é uma das cidades sedes que se encontra com as obras em estágio mais atrasado. “Cuiabá, São Paulo e o Paraná são as cidades com as obras mais atrasadas”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Rolar para cima