Começaram neste sábado (16) novas interdições na Avenida Fernando Corrêa, em Cuiabá, para mais uma etapa das obras do Complexo do Tijucal para a Copa de 2014, na capital. No local, estão sendo construídas três obras, sendo uma trincheira de 740 metros, que deve ligar a BR-364 à Avenida Jornalista Archimedes Pereira Lima; um viaduto com duas faixas para ligar a BR-364 à Fernando Corrêa e uma rotatória em cima da trincheira que vai ligar todas as avenidas que dão acesso acesso ao trevo do Tijucal e ao bairro Altos do Coxipó.
De acordo com o assessor de Mobilidade Urbana da Secretaria Extraordinária da Copa, Josemar Araújo Sobrinho, as obras irão facilitar o trânsito na região. "Normalmente, há um fluxo de 10 mil veículos por hora. Agora, com isso, não vai haver mais conflito na rotatória", afirmou.
O trajeto vai mudar pouco para aqueles que vem de Rondonópolis, a 218 quilômetros de Cuiabá, pela BR-364, para Cuiabá. Saindo da rodovia, em vez de passar pela rotatória, será preciso seguir na lateral dela. Mais para frente, a aproximadamente 150 metros, a faixa muda de sentido e há um semáforo. Com isso, a Avenida Fernando Corrêa vai ficar com mão única nesse sentido, mas a principal mudança é no sentido Cuiabá/ sul do estado.
Aqueles que seguiam pela Fernando Corrêa até chegar a BR-364 agora deverá deverá transitar pelas rotas de desvio, passando pelos bairros Residencial Coxipó e Jardim Presidente.
Ao chegar na Avenida Fernando Corrêa, o motorista deve entrar à direita no Residencial Coxipó e seguir pela avenida principal do bairro. Depois, deve virar à esquerda na Avenida D, à esqueda na Rua 1, à esquerda novamente, na Alameda L, e à direita na Rua Nova Friburgo, no bairro Jardim Presidente. Em seguida, é preciso ir em frente na Rua Nova Araçá, retornando para a BR-364. No entanto, nesse caminho só deverão passar carros e ônibus.
Para caminhões, o trajeto é outro. Ao chegar no desvio da rotatória, os caminhoneiros deverão virar à esquerda em direção à Avenida Archimedes Pereira Lima, seguir em direção à Avenida das Torres e virar à direita em direção à BR-364. Segundo a Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos da capital, agentes de trânsito vão ficar nos locais para orientar os motoristas sobre as mudanças.
Até agora, já foram construídas 25% das obras do Complexo do Tijucal. Foram gastos um total de R$ 30,1 milhões.