Novo presidente do TST destaca trabalho como solução para o Brasil

O novo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Carlos Alberto Reis de Paula, destacou, na noite deste sábado (23), a importância da defesa do trabalho como uma das "solu&c

O novo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Carlos Alberto Reis de Paula, destacou, na noite deste sábado (23), a importância da defesa do trabalho como uma das "soluções para o Brasil".

"A Justiça do Trabalho e sobretudo o TST têm papel histórico na sociedade e na formação de toda a política, inclusive a econômica. Vamos aproveitar este ano, com o aniversário de 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), para colocar o trabalho como solução para a sociedade e não há solução que se apresente para o Brasil sem se considerar o trabalho", afirmou Reis de Paula, ontem, durante homenagem concedida ao ministro em Belo Horizonte pela Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (Abrat). 

Reis de Paula comandará a Corte trabalhista durante o biênio 2013/2015, mas deverá deixar o cargo em fevereiro de 2014, sob aposentadoria compulsória, ao completar 70 anos de idade.

Para o presidente do TST, que é magistrado de carreira da Justiça do Trabalho, a CLT é um livro "pioneiro", por ter sido elaborada em 1943, quando o país ainda era "essencialmente rural". No entanto, para o ministro, não há a necessidade de se prever muitas hipóteses na legislação, para não correr o risco de "dificultar as soluções".

Primeiro negro a presidir um tribunal superior, Reis de Paula defende a negociação coletiva e a conciliação entre "negociadores representativos e legítimos" dos trabalhadores e dos patrões.
No próximo primeiro de maio, Dia do Trabalhador, o TST deverá promover um grande debate entre lideranças empresariais e sindicais para refletir sobre a Justiça do Trabalho e os avanços necessários no país. 

Fonte: gestao sindical

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Rolar para cima