Nova turma de Analistas de TI inicia capacitação para atuar na transformação digital do Estado

Mais 235 profissionais aprovados no CNPU 1 foram convocados e iniciaram fase final antes de assumirem os postos

Analistas de TI – Começou nesta semana o curso de formação de 235 Analistas em Tecnologia da Informação (ATI) aprovados na fase conclusiva da segunda chamada do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1). A aula inaugural foi realizada na terça-feira (27), na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), marcando a última etapa do certame antes da entrada em exercício.

A cerimônia de abertura contou com a presença do secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Rogério Mascarenhas, e da presidente da Enap, Betânia Lemos. Mascarenhas foi o responsável por ministrar a aula magna, na qual apresentou a estrutura das áreas de tecnologia do governo federal, o funcionamento do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação e as principais iniciativas conduzidas pela Secretaria de Governo Digital.

LEIA: Encomendas da Embraer crescem 20% em 2025 e chegam a nível recorde

Durante a exposição, o secretário destacou o papel estratégico da carreira de Analista em Tecnologia da Informação para a modernização do Estado. Segundo ele, esses profissionais são fundamentais para a construção de um governo inovador, preparado para enfrentar desafios como a inteligência artificial, o uso estratégico de dados e a ampliação dos serviços públicos digitais.

Betânia Lemos ressaltou que o processo de capacitação oferecido pela Enap acompanha todo o ciclo da carreira dos servidores públicos, incluindo os ATIs. De acordo com a presidente da Escola, a chegada da nova turma ocorre em um cenário global marcado por tensões geopolíticas e rápidas transformações tecnológicas, o que demanda um Estado brasileiro forte e apto a lidar com crises climáticas, avanços digitais e os impactos da inteligência artificial sobre a sociedade.

Após a abertura oficial, os participantes acompanharam uma rodada de apresentações com integrantes da equipe responsável pela formação, entre eles o secretário de Gestão e Inovação do MGI, Roberto Pojo, a diretora de Educação Executiva da Enap, Iara Alves, e a coordenadora-geral de Formação Inicial de Carreiras, Carolina Tokarski.

Com a conclusão e aprovação no curso de formação, as novas e os novos Analistas em Tecnologia da Informação irão se somar aos 170 profissionais que já tomaram posse em 2025. Os servidores atuarão na transformação digital de órgãos federais que integram o Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação, que reúne mais de 250 instituições, conforme as demandas da administração pública e o perfil de cada servidor.

O curso de formação é obrigatório e eliminatório e representa a última etapa do CPNU 1 antes do início das atividades. Ao longo das próximas semanas, os participantes cumprirão uma carga horária de 440 horas-aula presenciais na Enap, com conteúdos ministrados por professores da Escola e da Secretaria de Governo Digital.

A capacitação abrange temas como princípios democráticos, respeito aos direitos humanos na gestão pública e a visão estratégica da tecnologia da informação no setor público. Ao final do curso, os concluintes receberão o título de especialista, equivalente a uma pós-graduação lato sensu. Outras duas turmas do curso de formação em ATI, que somam 75 alunos, estão previstas para o mês de fevereiro.

(Com informações de Convergência Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik/Frolopiaton Palm)

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Rolar para cima