Com a formatura de 68 novos delegados, anunciada pela Polícia Civil, a situação de 60 municípios mato-grossenses que não dispunham de delegado até junho deste, ou pelo menos parte deles, deverá ser amenizada. A denúncia partiu do Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil e Agentes Prisionais (Siagespoc-MT) ao informar na ocasião, que dos 141 municípios do Estado, apenas 81 possuíam um delegado de plantão, ao passo que as outras 60 cidades do interior precisavam contar com o malabarismo dos agentes que cuidam de 3 ou 4 municípios. A situação evidenciou o descaso que compromete a segurança pública e acaba prejudicando os serviços de investigação.
Agora, 6 meses depois, a Polícia Civil informa que o governo do Estado forma 68 novos delegados na próxima segunda-feira (10) que passarão a exercer as funções nas delegacias da Polícia Civil, do interior de Mato Grosso. São 10 mulheres e 58 homens oriundos de vários estados do Brasil que finalizam nesta semana o curso de formação técnico-profissional para delegados de polícia, na Academia da Polícia Judiciária Civil.
Com o ingresso dos novos delegados, a Polícia Civil passa a contar com 249 delegados de polícia em pleno exercício das funções. Delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Anderson Garcia, diz que o incremento dos novos profissionais refletirá diretamente na produtividade das delegacias de Polícia. “Os delegados serão designados para chefiarem delegacias do interior do Estado, sendo priorizado as regiões Norte e de fronteira”.
Vale lembrar que ao denunciar o déficit de delegados, em junho deste ano, o Siagespoc-MT disse que o Estado contava com um efetivo de apenas 181 delegados, menos da metade do que seria necessário. Resultado disso, segundo o presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia de Mato Grosso (Sindepol), Dirceu Vicente Lino, é o medo e a insegurança avançam sobre a população. “Seriam necessários no mínimo 400 profissionais para atender a demanda”, ressaltou naquela ocasião.
Os novos profissionais recebem as portarias de lotação, na tarde de segunda-feira, após a formatura. A cerimônia será realizada às 09h30, no salão de eventos da Associação Mato-grossense dos Delegados, em Cuiabá, com a presença do governador Silval Barbosa (PMDB) e autoridades da segurança pública.
No mesmo dia, às 9 horas, na Amdepol, o governador Silval Barbosa, o secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, e o delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Anderson Aparecido dos Anjos Garcia, entregam 14 veículos Cross Fox, zero km, e kits multimídia, do projeto De Bem Com a Vida, voltado às ações preventivas e controle ao consumo e venda irregular de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. O investimento é da ordem de R$ 852,6 mil
Garcia explicou que a distribuição acontecerá na maioria das Regionais e haverá transferência de delegados do interior para Cuiabá. “Todos vão contribuir para os andamentos dos serviços investigativos e atendimento ao público na capital e municípios do interior do Estado”, observou.
Fonte: GD
