Faltam talentos digitais e Inovação na área de TI

Faltam talentos digitais e Inovação na área de TIC, constata estudo mundial feito pelo Gartner, e apresentado  durante o Symposium/ITxpo 2015, que acontece até esta semana, em São Paulo. Foram en...

Faltam talentos digitais e Inovação na área de TIC, constata estudo mundial feito pelo Gartner, e apresentado  durante o Symposium/ITxpo 2015, que acontece até esta semana, em São Paulo. Foram entrevistados 2.944 CIOs, responsáveis por mais de US$ 250 bilhões em orçamentos de TI em 84 diferentes países. O relatório “Construindo a Plataforma Digital: Agenda CIO 2016” apresenta uma análise de oportunidades e ameaças digitais de negócios, e as estratégias do CIO para abordá-las.

De acordo com o levantamento, 65% dos CIOs globais acreditam que há uma crise de talentos no mundo e, surpreendentemente, pouca inovação na área. Esse fato, de acordo com CIOs brasileiros, é ainda pior no Brasil, pois 81% acreditam que a situação está perto de atingir proporções de crise. Uma vez que praticamente todas as partes interessadas reconhecem o problema de talentos como a maior barreira para o sucesso, o Gartner afirma que o isso também deve ser tratado como uma plataforma.

“É hora de pensar no talento como uma plataforma e inovar. Os CIOs devem olhar para o talento digital além das fronteiras da organização de TI e, certamente, além das fronteiras da empresa”, explica Álvaro Mello, vice-presidente de Pesquisas do Gartner. Os dados mostram que CIOs de todo o mundo esperam que a receita digital cresça de 16% para 37% do total nos próximos cinco anos. Da mesma forma, os CIOs globais do setor público preveem um aumento de 42% para 77% em processos digitais. 

O Brasil tem um viés diferenciado, com o setor público um pouco mais atrasado. “Na verdade há ilhas de exceção no governo, mas ainda há muito por digitalizar os processos”, frisou Luís Claudio Mangi, Vice-presidente  Gartner Research. Há também a oportunidades das PMEs, um mercado ainda a ser conquistado. “Não à toa, titãs da TI estão tentando mover suas soluções para a nuvem e atentas à essas pequenas e médias empresas. Elas são o motor da economia”, complementou o executivo.

Segundo ainda o estudo, quase 40% dos CIOs também estão atuando como diretores digitais (Chief Digital Officer – CDO), liderando a transformação em suas empresas, e mais de 30% estão atuando como líderes de inovação. Houve um ligeiro aumento (2,2 pp) no número de CDOs em empresas brasileiras. Os resultados mostram que os CIOs possuem a oportunidade de liderar a transformação digital, mas que devem adaptar seu estilo de liderança para explorar efeitos de plataforma na liderança, construindo uma rede de dentro e fora da empresa.
 
Fonte: Convergência Digital

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp