Perdas salariais de servidores – O Sindpd-MT marcou presença na reunião para a apresentação de um estudo técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) sobre as perdas salariais dos servidores públicos do estado.
A reunião ocorreu na Assembleia Legislativa do Mato Grosso (ALMT) e foi convocada pela FESSP-MT e o Movimento Sindical Unificado, que deram mais um passo decisivo na luta pela recomposição salarial dos servidores públicos.
LEIA: Estado proíbe aplicativos que oferecem ‘terapia’ por IA e impõe multas
Na ocasião, o Sindpd-MT foi representado pela sua presidente, Lucimar Arruda, e pelo diretor executivo Nelson de Carvalho. O estudo do DIESSE foi apresentado pelo Dr. Victor Pagani e comprova as perdas salariais acumuladas ao longo dos anos pelos servidores.
O estudo também mostra que, apesar de Mato Grosso estar entre os estados com as contas públicas mais equilibradas do país, o gasto com servidores está bem abaixo do que a lei permite. Para os sindicatos, os números desmontam o discurso do governo de que não há recursos para pagar a Revisão Geral Anual (RGA).
A reunião contou com a presença do presidente da ALMT, Max Russi, e com os deputados estaduais Janaina Riva, Lúdio Cabral, Henrique Lopes, Eduardo Botelho e Sheila Klener, além de representantes de mais de 30 entidades sindicais e associações.
O objetivo do movimento sindical agora é sentar-se à mesa de negociação com o Governo do Estado e cobrar uma solução concreta, com apoio da Assembleia Legislativa.

(Foto capa: Fablício Rodrigues/ALMT)