Esboço de Leonardo Da Vinci inspira novo design de drones modernos

Pesquisadores se basearam em hélices espiraladas desenhadas por Da Vinci para criar drones mais silenciosos

Drones – Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, encontraram inspiração em um esboço de Leonardo da Vinci do século XV para desenvolver drones que produzem menos ruído. A invenção, conhecida como “parafuso aéreo”, consistia em uma hélice em formato de espiral, feita originalmente com juncos, linho e arame, e deveria ser girada por quatro homens em uma plataforma central.

Da Vinci acreditava que o movimento de rotação dessa hélice criaria força de sustentação suficiente para permitir o voo. Séculos depois, cientistas recorreram ao desenho para pensar em soluções tecnológicas que pudessem tornar os drones mais silenciosos.

LEIA: Vítimas de tráfico humano são exploradas em ‘fábricas’ de golpes digitais, alerta Interpol

Os pesquisadores recriaram o projeto em 3D com base nos desenhos originais e simularam o comportamento do ar em torno do rotor enquanto o drone pairava. Os testes demonstraram que o design espiralado espalha os redemoinhos de ar que se formam nas pontas das hélices, reduzindo o zumbido característico desses aparelhos.

Segundo os cientistas, o novo formato mostrou ser menos eficiente em termos de aerodinâmica, mas pode ser útil em situações em que o silêncio é mais importante do que a velocidade. A expectativa é que a tecnologia seja aplicada em drones usados para entregas urbanas, fotografia aérea e missões de resgate, reduzindo o incômodo para quem vive nas áreas sobrevoadas.

(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik/ArthurHidden)

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Rolar para cima