Empresas de tecnologia ampliam ações para inclusão de mulheres

Companhias têm implementado programas que vão de meta de recrutamento de mulheres a benefícios ampliados

Inclusão – A presença feminina no setor de tecnologia ainda é limitada: apenas 34,2% dos profissionais da área são mulheres, segundo dados da Brasscom. Para enfrentar essa disparidade, empresas têm ampliado iniciativas voltadas à inclusão, que vão desde programas de mentoria até políticas de recrutamento e benefícios corporativos.

Na BlaBlaCar, por exemplo, o programa global de mentoria RISE já envolveu 128 colaboradoras desde 2022. No Brasil, os resultados se destacam: atualmente, 62% dos cargos de liderança da startup são ocupados por mulheres, entre elas, a presidente local, Tatiana Mattos, que também foi participante da iniciativa.

LEIA: Intoxicação por metanol: Posso beber neste fim de semana?

O iFood mantém o programa Elas São, voltado especificamente para a contratação de engenheiras e desenvolvedoras de software. Nas últimas edições, foram oferecidas mais de 100 vagas, distribuídas entre posições júnior e sênior.

Já a Siemens Energy aposta tanto em formação de lideranças femininas, com iniciativas como o Female Leadership Program Latam e o Catalyst Program, quanto em metas de contratação, com metade das vagas de estágio da companhia destinada a mulheres. Além disso, a empresa oferece benefícios ampliados, como licença-maternidade de seis meses, licença-paternidade estendida a 60 dias e subsídios para creche e babá até os quatro anos de idade dos filhos dos colaboradores.

Essas medidas refletem um movimento crescente de empresas de tecnologia para reduzir a desigualdade de gênero em um mercado ainda marcado pela predominância masculina, sobretudo em funções técnicas e de liderança.

(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik/lifestock)

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Rolar para cima