A Loyman Montagens Metálicas , empresa especializada em montagens de estruturas metálicas e proprietária dos guindastes e equipamentos pesados dispostos no canteiro de obras para serviços especializados de precisão decidiu retirar-se da construção da Arena Pantanal pelo atraso de 8 meses no pagamento de serviços entregues e medidos.
À decisão seguiu-se o início da retirada dos equipamentos quando o Consórcio resolveu intervir e sequestrar os caminhões e equipamentos da empresa impedindo a retirada do canteiro.
Caso vai parar na Polícia
A Loyman, com o entendimento de que um atraso no pagamento de valores nessa magnitude e tempo ultrapassou os limites do tolerável e da condescendência contratual, decidiu retirar-se do canteiro da Arena Pantanal para não aumentar ainda mais o comprometimento de seu fluxo de caixa.
Configurou-se, portanto, uma inequívoca ruptura de contrato e a retirada do canteiro torna-se medida que visa preservar a saúde da empresa ante a ausência de horizonte para o Consórcio saldar os compromissos pendentes.
O Consórcio não respeitou a decisão da empresa e sequestrou caminhões e equipamentos impedindo que a Loyman dispusesse do material próprio, um caso clássico de exercício arbitrário das próprias razões tipificado no Código Penal.
Loyman estava em dia com o cronograma
Embora Ibê Loyola Jr. tenha sido insistentemente procurado por nossa reportagem Turma do EPA conseguiu reconstituir os fatos a partir do cruzamento de informações com trabalhadores na obra e que, além das conversas irritadas, receberam a ordem de retirada dos equipamentos.
A montadora das estruturas metálicas é responsável pelas arquibancadas Norte e Sul, cobertura da Arena e a estrutura metálica para o revestimento externo.
Das empresas que atuam no canteiro parece ser a única que tem cumprido o cronograma com regularidade chegando aos seguintes resultados:
Arquibancadas: falta ajuste, alinhamento e topografia, com o ajuste adequado com torquímetros para que os parafusos recebam a pressão prevista em cada região para evitar cisalhamentos ou danos estruturais. Neste caso, 80% da obra de sua responsabilidade está concluída.
Estrutura Metálica Externa: 70% da obra concluída
Cobertura do Estádio: não iniciou os serviços.
Sem informações adicionais
A Construtora Mendes Jr. que encabeça o Consórcio não se manifestou.
A reportagem não obteve respostas da Construtora Santa Bárbara Ltda.
Uma tentativa de abafar o caso
O aparelho policial buscado pela reportagem limitou-se à explicação de que o regime de plantões impediu que as equipes substitutas tivessem toda a dimensão do episódio e não deram qualquer tipo de informação sobre os termos do Boletim de Ocorrência registrado.
Fonte: Turma do Epa
