Os espaços que o PSD ocupará no governo Silval Barbosa (PMDB) já estão definidos. O partido será contemplado com as Secretarias de Estado de Cultura, Cidades e Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), além do Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso (Cepromat), do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), autarquias ligadas à Sedraf.
A novidade fica por conta da Secretaria de Cultura, atualmente pertencente à cota do PR e dirigida pela secretária Vanessa Jacarandá, que assumiu o cargo após a saída do deputado estadual e vice-prefeito eleito de Cuiabá, João Malheiros (PR). Para a Pasta, o PSD indicou Janete Riva, esposa do presidente da Assembleia Legislativa e secretário-geral do PSD, deputado estadual José Riva.
Conforme o Diário já havia adiantado, o vice-governador e presidente do diretório estadual da sigla, Chico Daltro, deve assumir a Secretaria de Cidades, comandada atualmente pelo secretário Gonçalo de Barros (PMDB). O deputado estadual José Domingos Fraga também é cotado para o cargo, porém com menos força.
Já a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, que já pertencia à cota do partido, deve ficar sob o comando do atual presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Meraldo Figueiredo Sá. As informações foram confirmadas pelo deputado federal Eliene Lima (PSD) e por outro correligionário.
Após finalizar os entendimentos com os sociais-democratas, Silval Barbosa dá continuidade às conversas com as demais siglas que integram o arco de alianças que dá sustentação a seu governo. Hoje ele se reúne novamente com o PR, oportunidade na qual deve definir os espaços que serão destinados à sigla.
Presidente do diretório estadual republicano, o deputado federal Wellington Fagundes adiantou que a Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu) irá permanecer com o partido, porém ressaltou que deverá haver alteração em relação a seu comando. A Pasta atualmente é gerida por Arnaldo Alves, cuja atuação tem sido alvo constante de críticas por parte de deputados estaduais.
“A Sinfra [Setpu] é uma secretaria estratégica e o PR tem uma atuação forte junto ao governo federal e ao Ministério de Transportes e tem realizado um bom trabalho no Estado, garantindo a execução de obras importantes”, avaliou o parlamentar.
Na Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de 2014 (Secopa) não haverá alteração. Ela continuará sendo gerida pelo secretário Maurício Guimarães (PR), no entanto, segundo Fagundes, a indicação não será considerada partidária. “O Maurício está desenvolvendo um trabalho técnico, competente, as coisas estão caminhando bem e ali não está tendo interferência política. O governador não quer que a secretaria fique com o carimbo de nenhum partido”.
Mais uma vez, o parlamentar ressaltou a necessidade de promover mudanças nas Pastas e afirmou que o partido está disposto a abrir mão de algumas delas para contribuir com a reforma que o governador está realizando.