O plano de ação com as metas para universalização da água e da rede de esgoto de Cuiabá foi devolvido para a CAB Ambiental. O prefeito Chico Galindo (PTB) quer que a concessionária demonstre mais agilidade e inclua mais metas a serem cumpridas no próximo ano. Para tanto, o petebista encaminhou o documento de volta para a empresa, que terá cinco dias para responder.
“Eu discordei de alguma coisa junto com a equipe da Amaes. Então, estamos devolvendo o plano e dando um prazo para que eles resolvam e nos entreguem de volta. Nós queremos que eles aumentem as metas para 2013, principalmente no que diz respeito à água. Estou reivindicando mais agilidade. O plano de ação é para ter água em todas as torneiras dos cuiabanos, só que eles querem colocar em dois anos e meio, eu quero colocar em um ano e meio”.
O chefe do Executivo frisa que, caso a CAB não cumpra com o que foi determinado no contrato, a rescisão poderá ser feita. “A revisão do contrato só é possível se ela não cumprir com o determinado. Se ela não cumprir, você tem todo o poder e o direito de tirar a CAB, sem devolver a outorga, e chamar a segunda colocada e fazer um novo processo de concessão, ou voltar para o município”.
Para Galindo, a concessão foi o meio mais viável para melhorar o sistema de água e esgoto da Capital. “O sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto é horrível. Por isso que eu fiz a concessão. Ficaram 27 anos com o poder estadual, 13 anos com o poder municipal e nós ainda estamos discutindo falta de água, falta de tratamento de esgoto”.
Comentario: Para o presidente do Sindpd-MT João Figueiredo o planejamento e metas elaboradas pela CAB tem que possuir uma determinação ousada, para o enfrentamento dos problemas existentes no abastecimento de água e tratamento do esgoto da capital. Não adianta planejar com metas modestas e o alongamento da execução dos serviços, pois, nunca chegaremos a soluções dos problemas existentes.
Precisamos vercer os desafios de Ter agua 24 horas por dia nas torneiras da nossa amada população e o tratamento de 100% do esgoto. Evitando o despejo in natura no nosso formoso e grandioso "Rio Cuiabá"