Foi assinada na manhã desta quinta-feira (14) a ordem de serviço para início da construção do Centro Oficial de Treinamento (COT) da UFMT. A obra é prevista na Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo e, conforme a Secopa, deve ficar pronta em 10 meses.
O COT da UFMT terá capacidade para abrigar 1,5 mil torcedores. No local também será construída uma pista oficial de atletismo de padrão internacional, com piso sintético e 400 metros de comprimento. A intenção é tornar o centro referência para treino e realização de competições esportivas.
Idealizado pelo arquiteto e professor da UFMT, José Afonso Portocarrero, o projeto da obra abrange a instalação das estruturas de arquitetura, fundações, terraplanagem, drenagem, pavimentação, estrutural, estrutura metálica, instalações hidrossanitárias, instalações elétricas, telecomunicações, luminotécnica, climatização e ventilação, prevenção e combate a incêndio, paisagismo, gramado e comunicação visual.
Formado pelas empresas Engeglobal e Três Irmãos, o Consórcio Campus Universitário, venceu a concorrência pública para construção do COT UFMT, no valor de R$ 15,8 milhões.
Edson Rodrigues/Secopa
Além dele, outro dentro de treinamento está sendo construído, o COT Barra do Pari, em Várzea Grande. Sob a responsabilidade do Consórcio Barra do Pari, o empreendimento terá área total de 52 mil metros quadrados, capacidade para 3 mil torcedores e 250 vagas de estacionamento, 20 delas são de uso exclusivo para pessoas com deficiência e idosos.
O local contará ainda com salas de imprensa, cabine de transmissão, vestiários, camarotes, lounge, sala de musculação, sala de fisioterapia, alojamentos, lavanderia, cozinha, refeitório e restaurante.
“O COT da UFMT, assim como o da Barra do Pari, é uma das obras previstas na Matriz de Responsabilidades, portanto, essencial para a realização da Copa em Cuiabá. A partir de hoje vamos começar os trabalhos na UFMT”, afirma o secretário adjunto de Infraestrutura e Desapropriações da Secopa, Alysson Sander.
Fonte: