BYD – A BYD anunciou o HaoHan, seu mais novo sistema de armazenamento de energia estacionária, que chega ao mercado com capacidade quase três vezes superior à do Tesla Megapack. A novidade coloca a fabricante chinesa como uma concorrente de peso em um setor até agora dominado pela empresa de Elon Musk, segundo informações do portal Electrek.
O lançamento ocorre pouco depois de a Tesla apresentar o Megapack 3, que elevou a capacidade de seus módulos de 3,9 MWh para 5 MWh. A resposta da BYD traz números ainda mais ambiciosos, além de tecnologias voltadas à redução de custos e ao aumento da confiabilidade.
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HaoHan: até três vezes mais capacidade que a Tesla
Na configuração padrão, o HaoHan possui 14,5 MWh de capacidade, quase três vezes o valor do Megapack. Já em uma versão compacta, de 20 pés, alcança 10 MWh. A empresa afirma que o sistema atinge o maior índice de aproveitamento do mundo, com Vcts (Volume Ratio of Cell to System) de 52,1%.
O diferencial está na célula proprietária Blade Battery de 2.710 Ah, a maior já utilizada em armazenamento estacionário. Essa tecnologia garante maior densidade de energia e possibilita projetos em gigawatts-hora com cerca de metade da quantidade de sistemas tradicionalmente necessária.
De acordo com a BYD, o resultado é uma redução de 21,7% no custo total dos projetos de energia. Além disso, a fabricante afirma ter diminuído em 70% a taxa de falhas e os gastos com manutenção.
Principais diferenciais do HaoHan da BYD:
• Capacidade de até 14,5 MWh, quase três vezes a do Tesla Megapack;
• Uso da Blade Battery de 2.710 Ah, maior célula aplicada em armazenamento fixo;
• Redução de 70% em falhas do sistema e custos de manutenção;
• Corte de 21,7% nos custos de projetos de grande escala;
• Eficiência em densidade energética, exigindo menos unidades para projetos GWh.
Outras soluções apresentadas pela BYD
Além do HaoHan, a empresa também apresentou o GC Flux, um inversor de rede que opera de 2,5 MW a 10 MW. Segundo a fabricante, ele entrega 38% mais desempenho que a média do setor e oferece densidade de potência 130% superior à concorrência, com picos de eficiência de 99,35%.
Outro destaque foi o GC Master EMS, sistema de gerenciamento que concorre diretamente com o Tesla Autobidder. A solução é voltada para administrar de forma inteligente a capacidade dos novos sistemas, com foco em estabilidade elétrica em redes híbridas e com forte presença de energias renováveis.
(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik)