Aumenta em quase 70% número de multas por ‘furar’ sinal em Cuiabá

 Até setembro 5.689 motoristas foram multados pela mesma infração. SMTU diz que aumento se deve à contratação de novos agentes de trânsito. Devi

 Até setembro 5.689 motoristas foram multados pela mesma infração. SMTU diz que aumento se deve à contratação de novos agentes de trânsito.

Devido o aumento do efetivo de agentes de trânsito em Cuiabá, a fiscalização aumentou e, consequentemente, a quantidade de multas de trânsito também. De acordo com o Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), após a contratação de novos agentes, por meio do último concurso realizado, as multas por furar o sinal vermelho aumentaram quase 70%. Isso porque, segundo a SMTU, antes os condutores que furavam o sinal não eram penalizados por falta da fiscalização. Hoje, há 171 agentes atuando nas ruas de Cuiabá.
Segundo o Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran), até nesta quinta-feira(8) a frota em Cuiabá contabilizava-se 330, 983 mil veículos, o que corresponde a 22,9% da frota total de veículos do Mato Grosso circulando pela ruas e avenidas da capital. Desse modo, de janeiro a setembro deste ano, o número das infrações de pessoas que furam o sinal vermelho chegaram a 5.689. Já as multas para aqueles que não usam o cinto de segurança atingiram um total de 46.566 mil.
Dados estatísticos do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar apontam que em 2011 cerca de 961 pessoas foram autuadas por dirigir sobre influência de álcool. Já em 2012, até o mês de maio, mais de 435 pessoas foram multadas por dirigir alcoolizadas.
De acordo com o coordenador de Trânsito da SMTU, o montante arrecadado com as multas é encaminhado ao Detran, que, em seguida, repassa parte desse valor descontando os encargos fiscais e administrativos. “Hoje, a SMTU recebe um repasse de 160 a 200 mil por mês do Detran. Porém, neste momento, há quanto meses que não recebemos esses valores”, revelou Rogério Taques.
Ainda segundo o Batalhão de Trânsito, em 2011 ocorreram mais de 6 mil acidentes de trânsito em Cuiabá. Em 2012, até o mês de outubro foram 4.360. “Esses dados são referentes somente a acidentes sem vítimas”, afirmou Fábio Ricas, capitão da PM.
Além disso, o capitão do batalhão de trânsito informou ainda que, os acidentes, ocorrem na maioria dos casos, em avenidas de intenso fluxo, como nas avenidas Fernando Corrêa da Costa, Rubens de Mendonça (CPA) e Miguel Sutil. “Esses pontos têm uma maior frequência de acidentes por conta do intenso tráfego de veículos”, relatou.
Por conta disso, os números de acidentes vêm aumentando e sobrecarregando os gastos públicos com a saúde. Segundo a SMTU, somente neste primeiro semestre de 2012, 2.782 pessoas, que sofreram algum tipo de acidente no trânsito, deram entrada no Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá.
O coordenador de Trânsito da SMTU, Rogério Taques, revelou que esses dados mostram que a capital precisa com urgência de políticas de fiscalização no trânsito. “Os agente de trânsito neste momento das obras de mobilidade urbana estão atuando mais na função operacional, dando orientação para os motoristas. Eles também agem na fiscalização, mas a prioridade agora é a orientação para os motoristas colaborarem com o processo da Copa do Mundo”, declarou.
 
Fonte: G1 MT
 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Rolar para cima