Anvisa suspende comercialização de café, whey e suplementos

Produtos apresentaram irregularidades graves e não podem ser fabricados nem distribuídos

Anvisa – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão de todos os lotes do café torrado e moído extraforte e tradicional da marca Câmara, de origem não identificada. A decisão também veta a comercialização, a fabricação, a propaganda, a distribuição e o consumo do produto.

Em comunicado, a Anvisa explicou que a medida foi adotada após portaria da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde do Rio de Janeiro confirmar a procedência desconhecida da marca. Segundo a agência, as empresas mencionadas como fabricantes nos rótulos não possuem registro regular.

LEIA: Interpol faz operação global contra fraudes online e recupera US$ 450 milhões

O laudo do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels, no Rio de Janeiro, apontou a presença de “fragmentos de corpo estranho, semelhantes a vidro” no lote 160229 do café. “Todas as unidades e lotes do café estão proibidos”, reforçou a Anvisa.

Suplementos

A Anvisa também determinou o recolhimento de todos os produtos da empresa Axis Nutrition Indústria e Comércio de Alimentos Ltda., incluindo suplementos alimentares. Assim como no caso do café, ficam suspensos a fabricação, a venda, a distribuição, a propaganda e o consumo.

De acordo com a agência, a decisão decorre de inspeção sanitária realizada entre 15 e 17 de setembro, que constatou “falhas graves nas boas práticas de fabricação de alimentos pela empresa”. Entre as irregularidades, foram identificadas:

• ausência de responsável técnico legalmente habilitado;
• falhas no controle de qualidade e segurança da água potável;
• inexistência de registros de operações e cruzamento de fluxo de produção;
• imprecisão no Programa de Controle de Alergênicos;
• falta de rastreabilidade dos produtos e das matérias-primas utilizadas;
• falhas na seleção das matérias-primas;
• ausência de controle de qualidade e de estudos de estabilidade dos itens acabados.

Além disso, a Anvisa determinou a apreensão de todos os lotes do Whey Isomix Definition, da marca Proteus, produzido pela Nutrimix A. Suplementos SLU. A decisão impede sua fabricação, importação, venda, divulgação e consumo.

A agência esclareceu que a Unlimited Alimentos e Suplementos SLU Ltda., verdadeira fabricante do Whey Isomix Definition, informou que interrompeu a produção no início de 2024. “A empresa informou também que não possui nenhuma relação com a Nutrimix A. Suplementos SLU, empresa descrita em algumas embalagens do produto disponível no mercado”, afirmou a nota.

Denúncias

A Anvisa reforçou que produtos irregulares não oferecem garantia de eficácia, qualidade ou segurança, representando riscos à saúde dos consumidores. “Por isso, a Anvisa não recomenda a sua utilização. Tais produtos podem ser denunciados à Agência, através da Ouvidoria ou da Central de Atendimento (0800 642 9782)”.

(Com informações de Agência Brasil)
(Foto: Reprodução/Freepik/vefimov)

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Rolar para cima