A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU) vai abrir uma sindicância para apurar a conduta de um agente de trânsito flagrado agredindo um motorista no meio da rua. O episódio aconteceu na manhã de ontem na 13 de Junho, centro de Cuiabá. O vídeo da briga se tornou um viral nas redes sociais. Ambos foram encaminhados para a delegacia e vão responder em liberdade.
Por volta das 9 horas da manhã, o motorista Ezequiel Cândido estacionou o carro de forma ilegal na rua e foi até uma loja de colchões, da qual já foi funcionário. Momentos depois, quando se preparava para ir embora, percebeu que estava sendo multado pelo agente de trânsito.
Foi aí que a situação saiu do controle. Segundo o relato da funcionária de uma loja, que presenciou e filmou a confusão, Ezequiel saiu do carro e foi até o agente identificado como Luís Cláudio e pediu para que ele não o multasse, afirmando que a parada foi rápida e já estava de saída. “Eu vi eles conversando, e até então estava tudo tranquilo. A situação ficou quente quando Ezequiel encostou no braço do agente, que foi pra cima dele”, relatou a trabalhadora.
Ao Diário, um vendedor que aparece no vídeo apartando a briga, contou que estava fazendo uma venda quando ouviu a gritaria. “Não gosto de brigas, quando vi o agente em cima do cara fui lá separar, já que ninguém estava fazendo nada. Foi impulso”, disse.
O vendedor ainda contou que ficou espantado com a reação do agente. Segundo o vendedor, o semblante do agente o assustou. “Ele parecia fora de si, estava descontrolado”, disse.
No vídeo, é possível ver o agente deitado sobre o motorista e em seguida dando vários socos. Mesmo quando Ezequiel pede calma, o agente continua com os murros. O agente relatou que partiu para cima após o motorista morder seu dedo. Ezequiel teve ferimentos na boca e nos olhos. A briga só teve fim com a chegada da Polícia Militar.
De acordo com o secretário da SMTU, Antenor Figueiredo, a conduta do agente será investigada em uma sindicância. O processo administrativo poderá resultar na exoneração do funcionário. “Vamos investigar o que aconteceu, mas vale ressaltar que ele foi desacatado e quase teve o dedo decepado”, disse.
A Polícia Civil informou que ambos passaram por exames no Instituto Médico Legal (IML) e vão responder em liberdade. O agente foi autuado por lesão corporal e o motorista por desacato, lesão corporal e posse de droga, já que foi encontrado um cigarro de maconha em seu bolso.