Administração federal autoriza contratação de 300 analistas de TI

A autorização foi formalizada por meio de três decretos publicados no Diário Oficial da União no contexto da política de reposição do funcionalismo

Contratação – O governo federal anunciou, nesta quinta-feira (02), a chamada de 300 analistas de Tecnologia da Informação (ATIs). A medida integra um pacote mais amplo que abre 1.984 vagas distribuídas entre mais de 20 órgãos e carreiras do serviço público.

A autorização foi formalizada por meio de três decretos publicados no Diário Oficial da União, assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no contexto da política de reposição do funcionalismo.

LEIA: Justiça do Trabalho aciona Polícia Federal por invasão em 21 tribunais

Essas nomeações fazem parte dos provimentos adicionais e excepcionais ligados à primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e a certames realizados nos últimos dois anos.

Entre os cargos contemplados estão 200 auditores do Banco Central, 100 analistas de Planejamento e Orçamento (APO), 250 analistas técnicos de Políticas Sociais (ATPS), 240 vagas para agências reguladoras — incluindo 100 na Anvisa —, além de 175 servidores para a Funai, 120 para o INPI e 88 para o IBGE, entre outros postos.

Segundo estimativas do governo, o impacto financeiro da medida será de R$ 378 milhões em 2026, valor já incorporado ao Projeto de Lei Orçamentária (PLOA). O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) informou que a despesa está dentro da projeção de gasto com pessoal equivalente a 2,6% do PIB, não exigindo revisão orçamentária.

(Com informações de Convergência Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik/DC Studio)

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Rolar para cima