Dados abertos são a melhor arma para sustentar uma democracia digital, sustentou o controlador Geral da União, ministro Jorge Hage Sobrinho, que proferiu a palestra de abertura do IV Consegi – Congresso Internacional de Software Livre e Governo Eletrônico, promovido pelo Serpro, em Brasília.
 

Segundo ele, a sociedade quer tomar parte das decisões que afetam a vida de cada um, o que pressupõe que as informações de Estado tenham de ser abertas e acessíveis aos cidadãos.
 
Nessa missão, o desafio da Controladoria Geral da União, afirmou Hage, será extrair, ao máximo, todos os benefícios que a Tecnologia da Informação possa oferecer para o controle da transparência pública.
 
Lembrou que a CGU já disponibilizou para a população os sites com informações que tratam das atividades do governo federal, citando o Portais como o dos Convênios, além da abertura dos dados sobre gastos com cartões eletrônicos e das compras de bens e serviços, além do cadastro de empresas inidôneas nas relações comerciais com o governo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Rolar para cima