Europeia deflagrou uma investigação contra as titãs Telefónica e Portugal Telecom. Entidade quer averiguar se há um acordo de não concorrência entre as titãs nos seus respectivos países. Apuração também analisará o acordo fechado para a compra do controle da Vivo pela Telefónica. Se constatado o suposto acordo de não-agressão, as concessionárias devem pagar pesadas multas ao órgão.

O anúncio da investigação foi feito nesta segunda-feira, 24/01. A ideia da Comissão Européia é saber se Telefónica e Portugal Telecom firmaram um acerto para manterem os preços artificialmente elevados. Uma pré-investigação constatou indícios suficientes para permitir a apuração formal, revelou em comunicado ao mercado à Comissão Européia.

A pré-investigação foi conduzida pela diretoria de Concorrência da Comissão e foi liderada pelo comissário Joaquin Almunia. Coube a ele, apurar se as duas titãs teriam feito um acordo secreto para não concorrerem diretamente no mercado ibérico.

A investigação pode respingar no mercado brasileiro. Isso porque a compra do controle integral da Vivo pela Telefónica, operação anunciada no ano passado, passará pelo crivo da Comissão Européia. A intenção é saber se antes do negócio selado entre as operadoras, esse suposto acordo secreto já existira entre as teles.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Rolar para cima