A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Processamentos de Dados, serviços em Informática e Similares (Fenadados) encaminhou na última semana, ofício ao Serpro e à Dataprev solicitando agendamento de mesa de negociação sobre a campanha salarial 2009-2010. A reunião com a Dataprev está marcada para o dia 12 de agosto, quarta-feira e com a Serpro a data será definida ainda nesta segunda. As reuniões serão realizadas em face das últimas cláusulas negociadas com as empresas em questão.
            De acordo com a Fenadados, desde o primeiro semestre do ano passado, tanto a Dataprev, como a Serpro receberam a pauta de reivindicações, material elaborado durante a Plenária Nacional de Campanha Salarial e Organização do Movimento 2009-2010. Na pauta, os empregados reivindicam um reajuste de 16%, contemplando o ICV-DIEESE (5,79%), mais o PIB (5,1%) e as perdas do período de 2002 a 2008, que corresponde a 4,52%).
            Em matéria publicada site: (www.fenadados.org.br), a Federação  explica que, as negociações só saíram do papel  em maio do ano passado, período em que ocorreram as primeiras mesas, e as empresas apresentaram a mesma proposta de reajuste: 4,1% para um ACT de um ano de validade.
            A Fenadados ainda enfatiza que, “Desconsiderando todo o esforço para a construção de uma pauta de reivindicações plausível e que resgata a dignidade dos trabalhadores – na medida em que os salários estão defasados em relação ao que seria justo e possível ser pago – as empresas apresentaram contraproposta de 5,53% para o ACT de um ano de validade. As representações dos trabalhadores enfatizaram que a contraposta apresentada pelas empresas está aquém da expectativa da reivindicação dos trabalhadores, não significando nenhum ganho para o trabalhador.

Inclusive lembraram que o Dieese apresentou estudo mostrando que, de janeiro a maio de 2009, 96% das negociações realizadas proporcionaram reajustes superiores à inflação no período de um ano. Nas Estatais, em particular: Embrapa e Grupo Eletrobrás tiveram ganho real de salário”.
 
 
Ascom-Sindpd-MT/ com Assessoria
Mais Informações:
(65) 344-1360
Ouvidoria: (65) 3648-1500

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Rolar para cima