Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que 357 mil pessoas residentes em Mato Grosso declararam que nunca tiveram a oportunidade de frequentar uma escola ou creche no estado em 2010. O número corresponde a 12% da população mato-grossense, que passa dos 3 milhões de habitantes.
Pessoas entre 50 e 60 anos representam a maior parcela desse grupo, com 104.083 entrevistados. Ainda segundo o instituto, somente 34. 575 crianças em Mato Grosso no ano de 2010 estavam frequentando uma creche. Já na pré-escola, mais 78.000 estavam nessa etapa da escolarização. No entanto, no mesmo ano, 435.069 pessoas estavam cursando o ensino fundamental, 146.405, o ensino médio e 115 mil o superior.
No topo da escolarização, a fase da pós-graduação, apenas 2.798 pessoas residentes em Mato Grosso disseram estar cursando mestrado. Outras 695 estavam fazendo doutorado em 2010.
Inclusão social
Para Jorcelina Elizabeth Fernandes, doutora do Instituto de educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a falta da inclusão social no sistema educacional se dá por muitos fatores. Ela analisa que a condição socioeconômica é um deles.
“Muitas das vezes as pessoas têm que priorizar as condições financeiras e acabam sendo obrigadas a desviar da escolaridade. Entretanto, hoje, o mercado de trabalho está criando a oportunidade para as pessoas se desenvolverem junto com o crescimento da empresa. Tudo depende do campo de trabalho, que pode afastar ou estimular as pessoas, a buscar a instrução escolar”, pontuou.