Espanha avalia novas medidas para limitar o uso de smartphones para crianças e a
SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS E ÓRGÃOS PÚBLICOS E PRIVADOS DE PROCESSAMENTO DE DADOS, SERVIÇOS DE INFORMÁTICA SIMILARES E PROFISSIONAIS DE PROCESSAMENTO DE DADOS DO ESTADO DE MATO GROSSO
(65) 3648-1500
sindpdcba@gmail.com
A+
A-

Espanha avalia novas medidas para limitar o uso de smartphones para crianças e adolescentes

06/12/2024


Com o aumento do debate sobre os impactos da tecnologia na saúde física e mental, o governo espanhol tem estudado implementar rótulos de advertência de saúde em smartphones. Inspirado nos rótulos de advertência presentes em maços de cigarro, a medida visa alertar sobre os riscos associados ao uso excessivo desses dispositivos, especialmente entre os jovens.

De acordo com um relatório divulgado pelo jornal El País, especialistas sugerem que os fabricantes incluam informações sobre potenciais efeitos do uso prolongado de celulares, como ansiedade, dependência digital e prejuízos à saúde mental. A proposta é acompanhada de um conjunto de recomendações que tem como objetivo reduzir o impacto da tecnologia no desenvolvimento infantil. 

As medidas incluem também a proibição de telas para crianças menores de três anos e restrições para menores de seis; incentivo de uso de “dumbphones” (celulares com funções básica) para adolescentes com menos de 16 anos); proibição do acesso às redes sociais para menores de 12 anos e substituir aplicativos educativos com recompensas instantâneas por métodos analógicos nas escolas. 

Essa iniciativa reflete um movimento que tem sido visto em diversos lugares do mundo. A Austrália, por exemplo, vem adotando uma série de medidas rigorosas, como a proibição do uso de redes sociais para menores de 16 anos. Recentemente, a rede social chinesa Tiktok também anunciou que vai restringir filtros de beleza para adolescentes.

(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Compartilhe


NOTÍCIAS RELACIONADAS

TODOS - 19/12/2024
Governo veta PLC 022/2024 e após sessão tensa na ALMT, projeto é retirado de pauta; saiba
TODOS - 17/12/2024
TST amplia direito à Justiça gratuita e aprova regra que pode impulsionar ações trabalhistas
TODOS - 16/12/2024
TST julgará ações sobre pejotização e terceirização
TODOS - 13/12/2024
Receita altera declaração de despesas médicas no IR a partir de 2025; saiba o que muda
TODOS - 12/12/2024
75% dos brasileiros apoiam isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil, aponta pesquisa
Page 1 of 10 (48 items)Prev[1]2345678910Next